Conceito » Cultura » Eunuco

Eunuco - Conceito, o que é, Significado

Quando as genitais de um homem são amputadas parcial ou totalmente ocorre uma castração. A castração é parcial quando os testículos são mutilados e a total quando a mutilação se refere aos testículos e ao pênis. Em alguns contextos culturais e sociais da antiguidade a pessoa castrada era chamada de eunuco.

Do ponto de vista da patologia médica existe o eunuquismo, que é o conjunto das alterações físicas experimentadas pelos eunucos (alterações hormonais, morfológicas e em alguns casos problemas mentais).

Uma pincelada histórica

Na mitologia grega, as Amazonas mutilavam os genitais masculinos quando não necessitavam mais do homem sexualmente. Por outro lado, a figura do eunuco aparece com frequência na Bíblia (por exemplo, Noé sofreu a amputação dos seus órgãos sexuais nas mãos do seu próprio filho Cam).

Antigamente na China a castração ocorria para castigar certos crimes. Ao mesmo tempo, alguns homens decidiam pela automutilação e a tornar-se eunucos, a fim de estar a serviço do imperador (o eunuco era considerado um homem fiel e um bom vigilante das mulheres).

Nos haréns orientais o Sultão tinha mulheres escravas com as quais podia manter relações sexuais

Estas mulheres, conhecidas como odaliscas, deviam ser vigiadas cuidadosamente e o eunuco era o responsável por realizar esta função.

Algumas correntes cristãs expressaram sua rejeição radical para com a sexualidade, esta avaliada como uma tendência pecaminosa. Neste sentido, na Rússia, a seita Skoptsy era formada por homens decidiram mutilar seus órgãos genitais a fim de renunciar qualquer tentação sexual.

Entre os séculos XVI e XIX existia o costume na Europa de castrar meninos cantores para manter a voz aguda. Estas crianças eunucos são chamadas de castrati. Estes cantores eram altamente valorizados nos ambientes mais nobres por sua qualidade vocal. Curiosamente os castratis eram apreciados pelas cortesãs, pois eram considerados homens exóticos dos quais poderiam manter relações sexuais sem o risco de gravidez.

A perseguição dos albinos no continente africano

Na atualidade não existe nenhum eunuco com uma função social, religiosa ou artística. No entanto, em alguns territórios africanos, ainda há esta prática de castração masculina. Isto ocorre com os albinos, que mutilam seus órgãos genitais para usá-los em atos de bruxaria.

Imagem: Fotolia. Claire

Relacionados:

  1. Circuncisão
  2. Disforia
  3. Priapismo
  4. Parcialidade
  5. Misandria
  6. Azoospermia
  7. Intersexualidade
  8. Estupro
  9. Harpia
  10. Harém