O termo empresário se refere à pessoa proprietária de uma empresa, comércio ou indústria, responsável por dirigir e administrar com a finalidade primordial de obter benefícios econômicos, ou seja, obter lucro.
Assim, o empresário atende várias áreas e atividades econômicas dentro da empresa, como é o caso das empresas agrícolas pecuárias, das empresas de construção, de espetáculos, de vendas, serviços, por nomear alguns dos exemplos mais comuns.
Embora costume tomar unilateralmente as decisões que se relacionam à empresa, é comum o empresário associar-se a outro colega para codirigir a empresa, assim, ambos são responsáveis por decidir as políticas de ação e obviamente também são sócios na hora de repartir as contas e os lucros da empresa em questão.
No entanto, deve-se destacar que embora o empresário seja o responsável por tomar as principais decisões da empresa, ele também é capaz de fazer tudo e desempenhar diversas funções que são necessárias para o funcionamento da empresa, portanto, é importante delegar as tarefas ou atividades que não estão vinculadas às decisões para empregados que contrata justamente com essa finalidade e eficiência.
Assim mesmo, da mesma maneira que o empresário obtém lucro com a exploração do negócio, ele também é o responsável legal perante a justiça para arcar com seus compromissos. Isto é, se a empresa comete alguma falta grave contra um cliente, como uma fraude, o empresário por ser proprietário e responsável pela empresa deverá responder perante a justiça por essa infração. A pena determinada pela justiça deverá ser cumprida pelo empresário, dono do negócio. Nenhum empregado ou qualquer outro vinculado ao negócio pode responder por isso.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (mar., 2015). Conceito de Empresário. Em https://conceitos.com/empresario/. São Paulo, Brasil.