Conceito » Saúde » Dor

Dor - Conceito, o que é, Significado

DorA dor é a resposta de um ser vivo diante de uma agressão ou de um distúrbio orgânico qualquer. No terreno dos humanos é possível falar de dor do ponto de vista físico, mas também em sua dimensão emocional. Na linguagem cotidiana, as palavras dano e dor são usadas como sinônimo, pois se trata de termos equivalentes.

Uma pessoa sente dor física quando uma parte do seu corpo sofre um desequilíbrio funcional

A quebra de um osso, uma dor de cabeça ou um ataque bronquite são exemplos de dano físico. Se uma pessoa sofre uma decepção emocional ou perde um ente querido também tem uma sensação de dor. Em certas ocasiões, o físico e o emocional interagem e desta forma há um problema psicossomático.

A dor é normalmente uma sensação subjetiva e esta circunstância faz com que seja muito difícil especificar o nível de mal-estar sentido por outra pessoa. Quando alguém diz “Como dói minha perna!”, apenas temos uma vaga ideia da intensidade desta dor sentida.

A medicina tenta aliviar essas sensações de dor

A anestesia tem sido o avanço médico que permite diminuir consideravelmente a sensação de incômodo que acompanha qualquer processo de dor. Na área médica, o parto é realizado sem dor através da anestesia peridural. De qualquer forma, a história da medicina é uma luta contra as doenças, mas também contra a dor e o sofrimento. Por este motivo, as últimas décadas criaram certas unidades contra a dor, sobretudo para reduzir os efeitos nocivos de algumas dores crônicas.

Geralmente a dor age como um sinal de alarme, pois indica que algo que não está funcionando corretamente

A partir deste ponto de vista a dor é positiva, uma vez que se não tivéssemos dor não haveria informação necessária para solucionar a causa que a provoca.

Na linguagem cotidiana, são utilizados termos bem diferentes como sinônimos de dor: mal-estar, desgosto, pena, dano, lesão, ferida, martírio, entre muitos outros. São diversas as maneira de sentir dor e cada uma delas tem alguma característica particular. Se alguém diz que tem dor muscular, sabemos que tem um ligeiro incômodo em alguma parte do seu corpo. Em contrapartida, a tortura apresenta uma dor muito intensa, pois pretende provocar o sofrimento do torturado.

Alguns comportamentos humanos são caracterizados pela busca da dor. É o que acontece com o masoquismo, que consiste em obter prazer através da dor. Esta contradição entre a dor e o prazer existe em outras circunstâncias. Uma delas é o no amor, onde a dor e o prazer podem estar interligados.

Imagem: iStock. PeopleImages

Relacionados:

  1. Dano
  2. Esgotamento
  3. Estresse Pós-traumático
  4. Transtorno de Angústia
  5. Depressão
  6. Abandono Emocional
  7. Tanatoestética e Tanatopraxia
  8. Amor Próprio
  9. Opressão
  10. Danos Morais