Conceito » Cultura » Diwali

Diwali - Conceito, o que é, Significado

O festival de luzes ou Diwali é uma celebração típica da Índia na qual se festeja a chegada do Ano Novo. Este festival começa no décimo quinto dia da quinzena escura do mês de kartika (outubro-novembro), de acordo com o calendário lunar dos hindus e tem a duração de cinco dias. Em relação ao termo diwali, o mesmo vem do vocábulo "deepavali", uma palavra que poderia ser traduzida como fileira de lâmpadas acesas.

Durante o festival de Diwali a luz desempenha um papel único, já que como os hindus decoram seus lares e templos com lamparinas de óleo ou diyas, simbolizando a vitória do bem sobre o mal. Assim, as pessoas expressam sua gratidão por todas as coisas positivas que ocorrem em suas vidas. Outros elementos que fazem parte deste festival é o uso de pirotecnia, de flores e de um pó colorido ou rangoli usado para desenhar figuras decorativas.

Principais características

Trata-se de uma festa eminentemente familiar e tradicional. É comum que as casas sejam enfeitadas e iluminadas para perceber uma atmosfera de felicidade.

As famílias têm o costume de fazer orações destinadas a Lakshmi, uma divindade da tradição hindu que simboliza a boa fortuna. Para homenagear esta deusa são realizadas ofertas de alimentos tradicionais. Durante os dias de Diwali é comum a troca de presentes entre os seres queridos.

A origem de Diwali faz parte de uma lenda

Não existe uma versão única sobre sua verdadeira origem. Alguns argumentam que esta celebração está relacionada ao retorno da deusa Rama para a cidade de Ayodhya, após um longo período de ausência. De acordo com outra versão, durante os dias de Diwali se festeja a vitória do Deus Krishna sobre as forças do mal.

Um sinal de identidade da Índia com projeção internacional

Diwali é um festival que não está associado a nenhuma religião em particular, mas que faz parte das diversas tradições religiosas da Índia: o hinduísmo, o sikhismo e o jainismo. Neste sentido, o festival das luzes é comemorado em todas as comunidades hindus do planeta, por esta razão é uma festa que alcançou uma dimensão internacional, da mesma forma que acontece com outros elementos culturais da Índia: o cinema de Bollywood, a bharatanatyam ou dança clássica indiana, o traje típico das mulheres, o uso de bindi (um ponto de cor localizado na testa da mulher) ou alguns pratos típicos da culinária hindu.

Imagem: Fotolia. vectomart

Relacionados:

  1. Tomorrowland
  2. Lollapalooza
  3. Calendário Hebraico
  4. Hosana
  5. Coroa do Advento
  6. Sociocultural
  7. Matéria Escura
  8. Mercúrio
  9. Yom Kipur (Dia do Perdão)
  10. Gratidão