Conceito » Tecnologia » Disco Rígido (hard drive)

Disco Rígido (hard drive) - Conceito, o que é, Significado

O disco rígido é uma ferramenta informática utilizada para guardar informação. Este armazenamento é realizado graças a procedimentos magnéticos. Na atualidade, quase todos os computadores têm um, apesar de que se considera que com o passar do tempo seu uso decline por outro tipo de dispositivo.

Durante os anos vigentes deste artefato, pode-se comprovar a maneira inovadora que foi desenvolvida sua capacidade. De fato, durante seu inicio possuía um espaço mil vezes inferior ao atual. Dada esta capacidade de desenvolvimento e de escala que demonstrou ao longo dos anos, podemos dizer que foi fundamental para os computadores de casa.

Um disco rígido está composto por placas fechadas em uma pequena caixa de metal sobre os quais existe uma cabeça de leitura e gravação de informações. Seu desenvolvimento se deve prioritariamente ao trabalho da IBM na década de sessenta. Como todos sabem, seu uso agora é massivo, circunstância que explica o modo impressionante da propagação de seu uso. Isto se deve principalmente ao fato dos discos rígidos diminuir consideravelmente seu custo com o passar do tempo.

O disco rígido pode ser dividido em diferentes partições lógicas. Isto significa que o sistema operacional e seus usuários o reconhecem como uma ou mais unidades. Esta circunstância é especialmente útil para realizar back-ups, utilizar dois sistemas operacionais, etc. Além disso, cada partição dever ser formatada com um determinado sistema de arquivos para ser útil.

Nos anos atuais podemos ver um estancamento no desenvolvimento desta tecnologia. Na verdade, cada vez é mais difícil aumentar a capacidade de armazenamento, fato que no passado não acontecia. Era comum vinte anos atrás a capacidade de armazenamento ser multiplicada de ano em ano. Esta circunstância parece explicar o esgotamento em relação às possibilidades de expansão.

Atualmente, os discos rígidos ainda têm um longo caminho a ser usado até a obsolescência terminar seus dias. De fato, o aparecimento de unidades de estado sólido parece ter a intenção de substituição, mas os custos de cada tecnologia não permitem a mudança. Com o tempo, no entanto, é certo que o aumento da oferta pode diminuir os preços dessas novas unidades, colocando um novo horizonte no que diz respeito às possibilidades de computação doméstica.

Relacionados:

  1. Memória RAM
  2. Informática
  3. Gravação
  4. Laptop
  5. Dispositivos periféricos
  6. Arquivo
  7. Formatos Imagem: GIF, JPEG, PNG, RAW, BMP
  8. Placa Mãe
  9. Computador
  10. Bateria de Íon de Lítio