Um dos usos mais empregados da palavra direita se encontra justamente na área política, por onde é usada para referir a um tipo de pensamento político que prioriza a conservação da ordem como política fundamental de qualquer gestão de governo. Porém, a direita tem outras definições que a caracteriza e que devemos acrescentar: a defesa da liberdade de expressão, da propriedade privada, do livre mercado, entre as mais destacadas.
Vale destacar que este conceito de direita política é o oposto da esquerda, desta forma, se não existisse a esquerda não haveria a direita e vice-versa.
Muitas vezes, sabemos que este conceito também define as características da esquerda. Sendo assim, a esquerda propõe o oposto: progresso e mudanças conservadoras determinadas pela direita e a conquista de igualdade social como objetivo final.
Ambos os conceitos, direita e esquerda, tem a mesma origem desde a época da Revolução Francesa, no final do século XVIII, na França. A história revela que existiam dois momentos de discussão política entre as facções: os que propunham uma mudança profunda ocasionando o desaparecimento da monarquia, e por outro lado, os que não queriam modificar essa situação.
Normalmente aconteciam essas polêmicas realizadas na Assembleia Nacional, onde os conservadores se sentavam à direita e os revolucionários à esquerda. Desta maneira, o uso destes conceitos teve grande crescimento na política mundial.
Sem dúvida, o sistema liberal conhecido como liberalismo é uma das correntes mais associadas à direita. Em princípio, esta ligação era marcada pelas principais propostas do liberalismo: a liberdade individual e a liberdade de mercado.
Por exemplo, na Espanha, a direita é manifestada pelo Partido Popular (PP), que inclusive hoje se encontra à frente do poder executivo.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (set., 2014). Conceito de Direita (Política). Em https://conceitos.com/direita-politica/. São Paulo, Brasil.