Conceito de Cripta

A palavra cripta vem do grego, mais especificamente do adjetivo kryptós, que significa escondido ou secreto. Existem outros termos com a mesma raiz como críptico, criptograma ou criptografar. Algo críptico é aquele difícil de entender ou que parece indecifrável, um criptograma é escritura em forma de palavra-chave e criptografar significa armazenar uma informação através de um código, da mesma maneira que ocorre na linguagem informática com certas chaves ou códigos de acesso.

Além das várias palavras com a mesma origem semântica, a cripta é um recinto destinado a um enterro. Em alguns casos, este termo é usado para referir-se a um local que permanece escondido.

Nos primeiros séculos do Cristianismo

Hoje em dia, os cemitérios cristãos são lugares sem nenhum tipo de segredo. No entanto, os primeiros cristãos, também chamados de cristãos primitivos, praticavam suas crenças na clandestinidade e de forma secreta porque eram perseguidos pelas autoridades romanas. Neste sentido, obviamente os locais escolhidos para os sepultamentos eram localizados em locais de difícil acesso.

Normalmente os locais de sepultamento eram galerias subterrâneas escavadas no solo, também chamados de catacumbas

Nelas havia um espaço específico dedicado a enterrar os mortos e este lugar era chamado de cripta. Em sua maioria, as criptas tinham uma claraboia no teto para facilitar a iluminação e a ventilação do lugar. Além de seu papel como cemitério, este lugar também era usado para o culto religioso.

De qualquer forma, as catacumbas onde eram construídas as criptas continuaram sendo erguidas até o imperador Teodósio declarar o cristianismo como religião oficial do Império Romano em 380 d. C.

Um lugar de peregrinação repleto de simbolismo

Muitas das igrejas cristãs atuais foram construídas sobre as catacumbas e criptas originais. Estes lugares ainda são visitados por alguns peregrinos. Neles é possível encontrar túmulos de santos e mártires da igreja cristã primitiva e, ao mesmo tempo, conhecer os elementos simbólicos da arte cristã primitiva: o crimson que se refere à figura de Cristo; as imagens do Bom Pastor, as pinturas do Pavão Real como representação da imortalidade da alma ou a Âncora simbolizando a vida após a morte.

Entre as criptas de valor mais simbólico podemos destacar a Santa Eulália, na cidade de Mérida, que é considerado o primeiro local de culto cristão da Península Ibérica.

Imagem: Fotolia. Drobot Dean

Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (abr., 2017). Conceito de Cripta. Em https://conceitos.com/cripta/. São Paulo, Brasil.

  • Compartilhar

Especiais na categoría

Copyright © 2010 - 2024. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre