Conceito » Aprender » Contextualizar

Contextualizar - Conceito, o que é, Significado

ContextualizarO termo contextualizar se refere ao fato de adicionar uma situação, acontecimento ou discurso ao ambiente que está inserido. Assim, esta expressão se deve fundamentalmente ao ambiente discursivo, onde um determinado texto produz certo significado ao outro. O fato de contextualizar é importante para uma atribuição de sentido adequada, de modo que apenas algumas circunstâncias podem ser compreendidas. Diante do exposto, este termo tem um uso variado, mas que sempre se vê limitado na capacidade de compreender algo em relação ao que rodeia.

Do ponto de vista do discurso, pode-se dizer que contextualizar é colocar um texto dentro do outro a partir de um determinado tema. Neste sentido, podemos destacar as observações de Mikhail Bakhtin sobre os gêneros discursivos. Conforme suas afirmações, cada discurso se submete a um determinado tipo de regras e interage com outros discursos sobre o mesmo tema. Um claro exemplo de um discurso filosófico: quando trata de temas de forma direta ou indiretamente se refere a outros discursos que antes pertenciam ao mesmo tema. Assim, pode-se debater sobre outras afirmações e abordagens, tirar as dúvidas, adquirir tradição, etc. De certa forma, pode-se dizer que seu sentido pode ser determinado por outros discursos.

O que ficou claro, é que é impossível compreender determinado texto sem entender seu contexto. Talvez no presente seja difícil evidenciar esta observação, mas esta circunstância acontece pelo fato de não conhecermos profundamente o contexto dos discursos apresentados cotidianamente. Pensando em uma obra do passado, que foi redatada em uma cultura diferente da nossa, apenas podemos entendê-la se tomarmos previamente algum tipo de conhecimento sobre essa cultura. Um exemplo desta situação é oferecido no conto de Jorge Luis Borges “A Busca de Averroes”, que trata do fracasso de um sábio árabe na hora de explicar o que significava a tragédia e a comédia, circunstância explicada pelo seu desconhecimento da cultura grega; este fracasso se devia justamente pelo fato de ser impossível estar dentro de um contexto.

O fato de contextualizar, como foi sugerido, pode ser também utilizado quando se quer fazer um julgamento de um determinado acontecimento ou situação. Neste caso, o julgamento deve considerar as circunstâncias de um acontecimento para poder ser compreendido profundamente depois.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: