A cartomancia é uma técnica de adivinhação baseada num jogo de cartas, normalmente num baralho de tarô. Outras técnicas de predição ou pressentimentos empregam estratégias diferentes para adivinhar o futuro, por exemplo, na quiromancia são lidas as linhas da palma da mão.
Como outras disciplinas de adivinhação, a cartomancia parte de um princípio geral: o que acontece na vida das pessoas está relacionado com a posição dos planetas, dos quais determinam o curso dos acontecimentos.
1) A pessoa que supostamente sabe interpretar o significado das cartas que aparecem;
2) Cada uma das cartas com sua mensagem correspondente;
3) A pessoa que tem alguma preocupação e espera uma orientação para viver melhor.
O adivinho é o indivíduo com habilidades paranormais que graças a essas faculdades pode saber coisas que não estão ao alcance das pessoas comuns.
Cada adivinho baseia seu poder em algo diferente, mas todos eles têm um dom especial a mais que ele conhece e as outras pessoas não sabem.
As 78 cartas que compõem o tarô estão divididas em dois subgrupos: um formado pelos 22 arcanos maiores e outra pelos 56 arcanos menores. Desta maneira, quando aparece a figura do mago ou mágico representa a pessoa que faz a consulta e é uma carta positiva que simboliza a força de vontade, mas se a carta aparece invertida quer dizer que se trata de alguém incapaz de tomar decisões.
A carta da sacerdotisa ou papisa representa uma mulher de meia-idade e misteriosa que simboliza uma mulher hipócrita que pode prejudicar os demais. A Imperatriz é uma boa carta que representa o amor supremo e se refere à pessoa que faz a consulta, mas se a carta aparece ao lado do arcano do Diabo pode significar a gravidez da consultante. A carta do Imperador se refere às boas intenções e ao esforço necessário para atingir certos objetivos, embora a carta invertida signifique a crueldade com as outras pessoas ou um possível fracasso nos negócios.
O Sumo Sacerdote é uma carta muito boa, pois se refere a uma pessoa bondosa que quer ajudar, mas aparece invertida se refere a um estado depressivo. Enfim, cada carta tem seu significado e estão relacionadas à posição dos astros (cada letra tem seus planetas correspondentes que determinam o destino dos seres humanos).
Entretanto, normalmente é alguém que se encontra em uma situação difícil (uma frustração amorosa, falta de trabalho ou qualquer situação adversa) e que precisa encontrar uma resposta de orientação.
Obviamente, o cliente está convencido do poder de adivinhação das cartas e da capacidade do adivinho em interpretar corretamente os símbolos que aparecem nos naipes.
Imagem: Fotolia. iredman
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (dez., 2016). Conceito de Cartomancia. Em https://conceitos.com/cartomancia/. São Paulo, Brasil.