Conceito » Cultura » Cannabis 4:20

Cannabis 4:20 - Conceito, o que é, Significado

No contexto da sociedade norte-americana, o termo 4:20 se refere à comunidade canábica ou a cultura relacionada ao cannabis. Em outras palavras, a todos aqueles que defendem o consumo desta substância a partir da liberdade e da responsabilidade.

Observando a origem histórica do 4:20

Embora haja diferentes versões sobre sua origem, acredita-se que começaram a falar sobre 4:20 em 1971, na cidade californiana de São Francisco. Desde então, um grupo de estudantes do ensino secundário se reunia às 4:20 da tarde junto a uma estátua dedicada a Louis Pasteur, após o período escolar. Neste lugar fumavam maconha e em pouco tempo começaram a divulgar o rótulo de 4:20, com um símbolo de apoio ao cannabis.

Desta forma, a denominação 4:20 se transformou em uma referência cultural reivindicativa para falar da maconha, sem mencioná-la de maneira explícita. O fenômeno se estendeu de tal forma que desde 1995, em todo 20 de abril se comemora o dia mundial da maconha. (Deve-se destacar que nos Estados Unidos as datas do calendário começam com o número do mês e em seguida o número do dia.

O 4:20 se transformou em um elemento simbólico norte-americano e, ao mesmo tempo, faz parte da origem da legalização da maconha em alguns estados dos Estados Unidos.

O 4:20 faz parte da cultura do cannabis

O consumo de cannabis tem sido legalizado em muitos países e, neste sentido, faz décadas que se fala de uma cultura canábica. Esta substância natural é utilizada de forma terapêutica para reduzir a dor de certas doenças, especialmente o câncer ou a esclerose múltipla. Seus benefícios terapêuticos são diversos, pois o principio ativo desta planta age como um anti-inflamatório e um analgésico.

A partir de uma perspectiva social, o consumo da cannabis está relacionado aos efeitos relaxantes e lúdicos. Por outro lado, fumar maconha é uma fonte de inspiração para muitos criadores. Por último, não se pode esquecer que desde a antiguidade diversas culturas têm recorrido a esta planta para celebrar rituais religiosos.

Aqueles que defendem a legalização do consumo de cannabis na sociedade enfatizam suas vantagens medicinais, assim como sua dimensão cultural e lúdica.

Dados sobre cannabis

Seu nome científico é cannabis sativa. Contém aproximadamente 400 componentes identificados e seu princípio ativo é o THC ou tetra hidro cannabinol. Esta planta é cultivada em muitas regiões do mundo e a sua referência histórica mais antiga se encontra na China, há 3000 anos antes de Cristo.

Inicialmente, era consumido como remédio medicinal para todo tipo de doença e por acreditar que favorecia a longevidade e ativar a mente. A partir da década de 1960, o consumo de cannabis passou a estar relacionado à cultura hippie e, desde então, a popularidade desta substância não deixou de crescer.

A planta de cannabis é conhecida também por outras denominações, como maria, marijuana ou hachís. Assim mesmo, na linguagem popular existem outros termos como bagulho, bhang, charo, erva, entre outros.

Imagem: Fotolia. yliv

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: