Conceito » Aprender » Brigada de Emergência

Brigada de Emergência - Conceito, o que é, Significado

A brigada de emergência é um grupo de profissionais pertencentes a uma força de segurança da qual estão organizados e preparados para intervir diante de acontecimento que envolve risco ou então diante da contingência de uma tragédia de grandes proporções para mitigar suas consequências.

Isto é, basicamente, uma brigada de emergência é um corpo de elite que dispõe da preparação e de recursos para participar diante de uma situação caótica

Estas brigadas podem atuar em diversos cenários, tais como incêndios, vazamento de gás, explosões, desabamentos, terremotos, inundações, epidemias, ataques terroristas, ações criminalistas, entre outros.

Como destacamos no início deste artigo, os indivíduos que compõem a brigada de emergência devem dispor de formação adequada a fim de intervir de forma eficiente nos sinistros indicados.

No entanto, vale ressaltar que a ação da brigada se encontra apoiada em três pilares fundamentais que devem atuar de maneira coordenada: primeiros socorros, evacuação, busca e resgate de pessoas.

Dispor de conhecimentos em primeiros socorros é um dos requisitos básicos para todos os membros da brigada, sem exceção

De início, este corpo atende as pessoas feridas, ajuda nos primeiro socorros e, em seguida, encaminha-as para o hospital mais próximo. Jamais deve falta o kit de primeiros socorros com todos os elementos e utensílios que permitem um atendimento eficiente e preciso em todos os sentidos.

Outra ação realizada por este corpo é a evacuação das áreas sensíveis afetadas pelo incidente, por exemplo, em casos de perigo ou deslizamento de terra, é importante organizar uma saída para todas as pessoas e impedir que outros se arrisquem a entrar.

Neste sentido, é importante o conhecimento de ruas e rotas de saída de forma segura para tornar-se mais fácil a evacuação.

E, finalmente, em alguns sinistros é preciso resgatar e buscar pessoas que ficam presas em um algum espaço ou sob os escombros. O treinamento neste sentido é crucial, pois o corpo precisa saber como agir em uma área tão sensível, evitando colocar em risco suas vidas e as pessoas em perigo.

Imagem: Fotolia. ivan mogilevchik

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: