O nome científico deste inseto do grupo dos lepidópteros é Danaus plexippus. Quando os europeus se estabeleceram na América do Norte, em pleno século XVIII, ficaram conhecidos como Monarca em homenagem ao rei Guilherme III da Inglaterra. Os astecas a chamavam de Papálotl e acreditavam que elas transportavam a alma dos guerreiros mortos para o céu.
Toda a metamorfose da Monarca tem duração de um mês aproximadamente e sua vida atinge aos nove meses.
O ciclo de vida da Monarca passa por quatro etapas diferenciadas. Na primeira é um minúsculo ovo amarelo e branco (a fêmea deposita cerca de 400 ovos nas folhas das árvores).
Na segunda etapa de desenvolvimento se torna larva depois de poucos dias. Nesta fase é uma lagarta com listras brancas, pretas e amarelas e durante este período se alimenta de folhas de algodão, das quais se obtém uma substância tóxica que lhe permite defender-se de seus predadores. Nesta etapa a Monarca desenvolve antenas potentes para poder guiar-se, por outro lado, muda de pele cinco vezes.
Adquire uma cor verde transparente característica, sendo possível observar as asas da borboleta em seu interior. Dentro do casulo a Monarca vai se transformado e finalmente sai e atinge a fase adulta.
Já como borboleta adulta possui dois pares de asas de cor alaranjada e brilhante acompanhada de listas pretas e manchas brancas. Suas asas abertas têm uns 11 centímetros de largura e seu peso não atinge um grama. Com as antenas se orienta e com os olhos capta as imagens e a luz.
A borboleta-monarca macho tem um ponto negro em suas asas e este elemento permite diferenciá-las das fêmeas. O habitat natural deste lepidóptero está protegido pelo governo mexicano.
Nos meses de outono, milhões de borboletas se agrupam para migrar das florestas do Canadá e dos Estados Unidos para o território do México e depois retornar. No território mexicano de Michoacán passam o inverno, pois este habitat reúne as condições ideais para sua vida: temperatura fresca para economizar energia, assim como nuvens e neblina que lhes fornecem água. Esta travessia supera os 5000 quilômetros.
A visita às terras mexicanas da Monarca tem se tornado um atrativo para os turistas amantes da natureza.
Imagem: Fotolia. Maik
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (ago., 2018). Conceito de Borboleta Monarca. Em https://conceitos.com/borboleta-monarca/. São Paulo, Brasil.