Por exemplo, quando uma pessoa organiza uma festa em sua casa deseja ser uma boa anfitriã dessa reunião de amigos, por isso tem a atitude amável de dar um caloroso bem-vindo a todos para que se sintam em suas próprias casas. O bem-vindo mostra o acolhimento de coração que uma pessoa oferece à outra.
Ou seja, é a abertura da alma no contato emocional entre uma pessoa e a outra, por onde se cria um microcosmo pessoal através de uma relação interpessoal. Existem vários contextos em que se pode dar um bem-vindo a uma pessoa. Um dos mais habituais é quando uma pessoa volta para casa após uma longa jornada de trabalho e recebe um bem-vindo de alguém.
Vale ressaltar que apesar do termo bem-vindo ser positivo, este recebimento também pode ser negativo. Assim ocorre, por exemplo, quando uma pessoa chega irritada em casa após um longo dia de trabalho pesado e é recebida pela outra com indiferença e silêncio.
O modo mais habitual de dar bem-vindo a uma pessoa é através de algumas mensagens utilizadas no contexto social: “Bom dia”, “Fico feliz por estar aqui”, “Espero que volte logo”, “Sempre será bem recebida”, entre outras.
Do ponto de vista profissional, quando uma pessoa ingressa em um novo cargo de trabalho também recebe um bem-vindo por parte da empresa com o objetivo de ajudar a adaptação do trabalhador.
Existem várias formas de bem-vindo que deixam uma marca especial no coração. Na verdade, estes bem-vindos são muito importantes e fundamentais para animar uma pessoa a voltar a nos visitar. Se uma pessoa não se sente bem recebida em um lugar, o mais provável é que não volte mais.
Não se pode dar bem-vindo apenas a uma pessoa através de palavras, mas também através de gestos. Por exemplo, um abraço é símbolo de bem-vindo durante as festas de Natal principalmente quando as pessoas que estão longe voltam aos seus lares.
Foto: iStock – BraunS
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (ago., 2015). Conceito de Bem-vindo. Em https://conceitos.com/bem-vindo/. São Paulo, Brasil.