Conceito » Ciência » Avistamento

Avistamento - Conceito, o que é, Significado

AvistamentoA palavra avistamento vem do verbo avistar e quer dizer ser percebido através da visão. Assim, avistar algo significa que é possível observar. Outros termos equivalentes são olhar, examinar ou identificar.

Este termo não é muito comum no uso cotidiano da linguagem, mas costuma-se dizer que ocorre um avistamento quando algo aparece de maneira inesperada. Na época dos descobrimentos geográficos do século XV e XVI, quando os marinheiros identificavam novos territórios realizavam um avistamento (por exemplo, de uma ilha ou terra firme). Além disso, no contexto da navegação marítima, utilizava-se o avistamento de alguns animais marinhos, especialmente os grandes cetáceos que são difíceis de serem observados.

Observar objetos que não estão classificados como verdadeiros “ainda” na realidade

Portanto, pode-se dizer que o conceito avistamento está associado à surpresa. Neste sentido, há uma série de seres ou elementos que aparecem de maneira excepcional, inclusive não está claro se eles realmente existem. Por este motivo, o avistamento está relacionado às sereias, aos duendes, aos tubarões e outros animais perigosos e estranhos, além dos OVNIS.

O avistamento de OVNIS

O fenômeno OVNI envolve um mistério. Certas teorias afirmam que estes objetos voadores existem, assim como há outras que expressam seu ceticismo a respeito. Diante de tudo isso, a notícia de um avistamento de um OVNI revela um enigma. A ufologia é a disciplina que estuda este estranho fenômeno e tenta dar uma explicação às testemunhas que revelam um possível avistamento de um disco voador ou nave espacial pilotada por um extraterrestre.

O avistamento de OVNIS vem acontecendo há décadas, assim como existe uma grande quantidade de relatos supostamente verídicos. Há todo tipo de explicação sobre este fenômeno. Para alguns, os avistamentos são confundidos com aviões de espionagem.

Outros consideram que se trata de um simples delírio ou desejo de aparecer, de ser um protagonista. Em certas ocasiões, os supostos OVNIS têm sido confundidos com outros planetas (isso ocorre com facilidade no espaço aéreo). Logicamente, existem aqueles que defendem a tese da autenticidade dos avistamentos.

Uma comunidade ativa ao redor do mundo

Como este fenômeno possui grande alcance planetário, nos últimos anos foram criados mapas de avistamento, ou seja, são áreas que registram indícios de qualquer presença que seja estranha.

Enfim, o avistamento dos OVNIS faz parte de uma polêmica permanente, pela qual existem dois lados de protagonistas: aqueles que são convencidos da presença de visitantes de outro mundo em nosso planeta e aqueles que rejeitam essa possibilidade por considerar que as provas apresentadas são irrelevantes e não tem um caráter científico.

Imagem: iStock. efks

Relacionados:

  1. Homogêneo
  2. Clichê
  3. Pulso Firme
  4. Dispersão
  5. Substantivo
  6. Perdido
  7. Plenilúnio
  8. Espécie Endêmica
  9. Testemunhar
  10. Homonímia