Conceito » Psicologia » Anedonia

Anedonia - Conceito, o que é, Significado

Em circunstâncias normais todos os seres humanos buscam a felicidade. Um dos caminhos possíveis para alcançar este objetivo consiste na obtenção do prazer de alguma maneira. Assim, quando uma pessoa se sente bem consigo mesma ou realiza uma ação agradável, significa que obtém prazer com isso.

No entanto, existem pessoas com deficiência na hora de obter prazer. Estas pessoas sofrem de anedonia. Como regra geral, quem sofre deste transtorno se encontra em estado de insatisfação permanente, já que as coisas ou as circunstâncias agradáveis da vida não lhe resultam estimulantes.

Alguns dos seus sintomas característicos são os seguintes: falta de interesse pelas atividades da vida cotidiana, insônia, pouca energia, pensamentos destrutivos, isolamento social e perda de apetite sexual. Pode-se afirmar que as pessoas anedônicas vivem como se estivessem sob o efeito de uma anestesia.

O contrário desta atitude vital é obviamente o hedonismo. A pessoa hedonista é aquela que sabe curtir a vida plenamente.

O termo vem do grego e é formado pelo prefixo an, que significa ausência de algo, e hedoné que quer dizer mais precisamente prazer ou satisfação.

Causas, fatores de risco e tratamento

Não existe uma síndrome específica em relação a esta atitude vital. Os psicólogos acreditam que se trata de um sintoma que expressa algum tipo de transtorno emocional. Neste sentido, pode ser um claro indicador de uma depressão ou de esquizofrenia.

Quando os alcoólatras ou pessoas drogadas sofrem a síndrome de abstinência também podem expressar esta reação de humor. A incapacidade de poder desfrutar em certas ocasiões está relacionada a situações de estresse ou ansiedade.

De qualquer forma, a anedonia está diretamente relacionada à bioquímica do cérebro (o cérebro se sente bloqueado diante da ausência de dopamina, a substância química responsável pelas sensações e emoções associadas ao prazer).

Circunstâncias pessoais podem influenciar a incapacidade de experimentar o prazer

Entre os fatores de risco mais comuns se destacam os seguintes: uma alimentação deficiente, uma doença ou incapacidade que deteriora a qualidade de vida, um acontecimento traumático ou uma atividade de trabalho com estresse permanente.

Antes de realizar um tratamento é necessário determinar a origem da anedonia. Normalmente, os tratamentos são baseados em uma combinação de terapia psicológica e medicamentos para restabelecer os níveis de dopamina no cérebro.

Como em outras circunstâncias adversas, a pessoa anedônica deve tentar recuperar a ilusão de viver.

Imagem: Fotolia. JLPfeifer

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: