Conceito de Aforismo

Para a ciência e a arte, o aforismo é uma pequena expressão, uma sentença concisa que explica ou torna explícita uma regra ou que geralmente encerra um preceito moral.

A concisão, a brevidade e a coerência são características relacionadas ao aforismo na qual seu objetivo principal é emitir uma ideia, uma avaliação que fulmine e não dê lugar à dúvida ou a preocupação sobre o assunto tratado.

No entanto, vale destacar que nem sempre a verdade prevalece no aforismo, uma vez que, muitas vezes o que se propõe no aforismo sobre um assunto nem sempre corresponde com a verdade ou é apresentado como se deve. Por isso, é importante considerar que além do princípio de legalidade que o aforismo propõe em sua forma não significa que seja verdade absoluta.

Embora o aforismo tenha surgido nos tempos de esplendor da cultura grega durante o século V A.C., o grande médico grego Hipócrates pôde referir-se a alguns sintomas e diagnósticos de doenças, mas ressaltou que com o tempo o aforismo se tornou um produto quase que exclusivo da literatura e dos poetas por expressar ideias diferentes e demonstrar grande capacidade e genialidade única e típica do aforismo.

Há muitos autores e intelectuais que se dedicaram exclusivamente à produção de aforismos, mas também há muitos outros que não se dedicaram com tanta exclusividade e que deixaram algumas importantes sentenças em seus textos, tais como os escritores Borges, Nietzsche e Machado.

Estes são alguns exemplos deixados de maneira magistral: “O futuro a Deus pertence e o passado nos condena, por isso, não deixe escapar o presente”;” O que não nos mata nos fortalece”; “A dúvida é o princípio da sabedoria”.

Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jan., 2015). Conceito de Aforismo. Em https://conceitos.com/aforismo/. São Paulo, Brasil.

  • Compartilhar

Relacionados

  1. Apotegma
  2. Epigrama
Copyright © 2010 - 2024. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre