Mundano - Conceito, o que é, Significado

O adjetivo mundano é usado em referência às coisas cotidianas e comuns, ou seja, própria da vida diária. Neste sentido, a palavra mundano vem de mundo.

Os prazeres mundanos

O conceito mundano deve ser entendido como oposição a um plano mais elevado, o plano espiritual. O mundano e o espiritual são realidades antagônicas. Então, se nos referirmos aos prazeres mundanos significa que estamos diante do desfrute de uma boa refeição, de um agradável passeio, de uma conversa amigável, da leitura de um romance interessante e, por último, diante das coisas simples da vida que nos dão prazer. Do lado oposto estão os prazeres que vão além e apresentam um componente espiritual. Desta maneira, a serenidade como consequência da meditação Zen é uma forma de prazer que não é mundana.

Outro sentido da palavra

O termo mundano também tem outro significado. Desta forma, quando uma pessoa gosta de luxo e frequenta ambientes exclusivos, costuma-se dizer que vive uma vida mundana. Neste sentido, a chamada alta sociedade é a classe social que desfruta das coisas mundanas. Neste caso, o adjetivo mundano tem uma conotação pejorativa clara, uma vez que está associado à superficialidade e à vaidade de ambientes refinados da alta sociedade.

A ideia de mundo e o mundano

A palavra mundo equivale a cosmos em grego. Para os gregos antigos, o mundo é um lugar ordenado por forças da natureza e em outra dimensão há um lugar sinistro, o chamado submundo. Com o advento do Cristianismo a ideia de mundo adquiriu uma nova dimensão e o mundo terrestre é entendido como oposição ao mundo celestial.

A partir da perspectiva cristã, as coisas do mundo (o mundanal) têm um valor inferior às coisas do mundo celestial

No mundo terrestre existem imperfeições humanas e em especial o pecado, enquanto que no mundo celestial existe a perfeição e a verdade absoluta. Esta avaliação cristã sobre o mundo fez com que todo o mundano (por exemplo, os prazeres) fosse avaliado de forma negativa, como um desvio perigoso ou pecaminoso, ou ainda como uma tentação do espírito humano.

Na doutrina cristã as coisas terrenas ou mundanas (em certas ocasiões conhecida pela expressão "ruídos mundanos") representam um caminho e uma proposta vital, mas o verdadeiro caminho se encontra no mundo celestial.

Imagem: Fotolia. doubledutchstock

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: