Lei de Murphy - Conceito, o que é, Significado

Geralmente temos muita pressa ao dirigir e assim nos depararmos com todos os semáforos com sinal vermelho, outra situação ocorre quando estamos com nosso dia livre e começa a chover ou ainda aquilo que não estudamos para a prova é o que acaba caindo. Em outras palavras, quando alguma coisa começa a dar errada acontece da pior maneira possível. Esta ideia ou crença recebe o nome de Lei de Murphy.

A origem desta lei

Nos anos 40 do século XX, os Estados Unidos pesquisavam sobre a resistência humana nos processos rápidos de desaceleração na condução de foguetes. Os testes iniciais foram realizados com um boneco no assento, mas nos seguintes foram usadas pessoas. Um dos membros da investigação tinha o sobrenome Murphy, que propôs introduzir sensores eletrônicos para controlar os condutores e assim medir a força exercida sobre eles. Os sensores foram colocados adequadamente e o resultado do teste foi inútil, então, Murphy disse que se uma pessoa pode cometer um erro, o erro será cometido. Este comentário se transformou posteriormente na ilustre Lei de Murphy.Una valoración sobre esta ley

Uma avaliação sobre esta lei

Uma das versões mais conhecidas desta lei afirma que se uma torrada com manteiga cai no chão, sempre cai com o lado da manteiga para baixo. Cientificamente, isto ocorre quase em 100% dos casos. Este fato indica que a Lei de Murphy é verdadeira, mas na realidade não é assim, pois a torrada cai com o lado da manteiga virada por causa da pouca altura da mesa. A altura da maioria das mesas faz com que a torrada dê meia volta e caia sempre no lado da manteiga, mas se a altura da mesa fosse maior não aconteceria assim.

Outros estudiosos da Lei de Murphy afirmam que esta lei tem um “truque”, pois o ser humano costuma dar ênfase aos acontecimentos de azar e não aos de sorte. O cérebro registra com mais facilidade os acontecimentos negativos do que aqueles que se encontram tudo bem. Do ponto de vista matemático, a Lei de Murphy não existe e isso é um engano de nosso cérebro.

Enfim, pode-se afirmar que seria um erro pensar que a Lei de Murphy tem algum fundamento científico. Na realidade, é mais uma ideia popular que mistura o pessimismo e o humor.

Imagem: Fotolia - phloxii

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: