Depressão - Conceito, o que é, Significado

A depressão é um transtorno emocional caracterizado pela perda da felicidade e imersão em um estado de abatimento que, dependendo da causa, pode ser crônica ou momentânea. A depressão é uma das doenças da alma que afeta os pacientes de maneira intensa. Os enfermos se sentem deprimidos e sem vontade. Entre os possíveis sintomas de depressão estão os seguintes: cansaço psicológico e mental, além de esgotamento físico na primeira hora da manhã, mesmo após ter dormido a noite toda; dificuldade para manter a concentração no trabalho; incapacidade de desfrutar de atividades que antes que lhe davam prazer; pensamento negativo recorrente e até mesmo ansiedade.

Quando um paciente está deprimido deve consultar um médico que lhe oriente na busca de um bom psicólogo ou psiquiatra que lhe ofereça apoio emocional diante da situação que se encontra

Nem sempre é necessário tomar medicação quando se tem depressão, por vezes, a terapia baseada no diálogo pode ser suficiente para curar esses sintomas de desconforto. Na terapia, o paciente fala de si mesmo, desabafa, compartilha seus medos, dúvidas e inseguranças.

Em certas ocasiões, o ambiente na qual vive a pessoa não sabe como ajudar o paciente deprimido. Neste sentido, existem alguns conselhos de ajuda que não servem de apoio para este tipo de circunstância. Por exemplo, alguns conselhos não devem ser dados, mas têm boa intenção: "Você tem que se animar", "Você deve fazer sua parte", "Isso não é para tanto", "Saia de casa e se divirta".

Este tipo de conselho que tem como objetivo minimizar o desconforto daquele que se sente deprimido só faz com que o paciente se sinta incompreendido em sua dor. O paciente sofre muito em seu interior e precisa de ajuda profissional. Ele necessita de companhia e muita compreensão. Às vezes, o silêncio do carinho de um amigo pode ser uma boa terapia de consolo.

A depressão é mais que uma tristeza

A tristeza é um sentimento natural além de muito importante para não ser confundida com a depressão. Isto é, estar triste não significa estar deprimido. Obviamente, a tristeza em si é um dos sintomas da depressão, entretanto, é uma espécie de mal-estar que permanece no tempo interferindo a capacidade do sujeito em continuar sua vida cotidiana.

Embora mereça um parágrafo à parte, a tristeza não é um sintoma por excelência como sempre se acreditava erroneamente, muitas vezes, a pessoa sofre de depressão e não há sinais de tristeza expressos.

A falta de interesse em atividades que regularmente costuma fazer é o indicador mais certo para diagnosticar o distúrbio

Entre as causas deste distúrbio tão comum, durante as últimas décadas do século passado e dos anos que vêm a seguir, podemos identificar claramente o estresse (o grande vilão da modernidade e da genética), no entanto, situações específicas podem fazer parte como a perda de um ente querido, a experiência de um acidente, de um assassinato e o consumo de drogas altamente viciantes como o álcool, a maconha, a cocaína, a heroína, entre outras. É nestes momentos que seus efeitos começam a diminuir e costumam aparecer fatores determinantes e desencadeantes da depressão.

Este tipo de condição que afeta a mente dos seres humanos costuma ser o mais difícil de ser combatido, pelo fato que se desenvolve precisamente na mente humana e não é somente um profissional médico aplicar uma injeção e pronto, está curado.

Além disso, a depressão é um distúrbio, bem como mencionado anteriormente, que causa um impacto negativo sobre o profissional e em termos pessoais também. No primeiro porque a depressão pode levar à perda do emprego e no segundo porque (em casos extremos) pode praticar o suicídio como a solução mais rápida. A administração de antidepressivos e o acompanhamento do caso em forma de terapia são os dois melhores tratamentos para a cura.

Terreno deprimido

Num outro contexto, o adjetivo deprimido também pode ser usado para se referir a uma superfície do solo que se encontra em um nível mais baixo que o ambiente circundante. Isto é, trata-se de um afundamento do terreno que pode ser observado de forma visível.

Imagens: Fotolia. raisondtre - marchello74

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: