Tirar é uma palavra que nos permite explicar diferentes ações e situações em nossas vidas diárias e, portanto, apresenta um uso muito comum em nossa língua. Quando você tira algo, a fim de afastá-lo de outras coisas ou do local em que ele estava; isto significa precisamente tirar, por exemplo, Tirei o caderno da mesa, porque o seu lugar não é esse.
A palavra também é usada para indicar um furto ou para deixar claro que um indivíduo ficou sem algo que lhe pertencia. Tiraram a carteira dele no metrô aproveitando o aglomerado de gente. Tiraram de Susana sua casa por falta de pagamento dos impostos.
Outro uso habitual está o sinônimo de proibir ou do impedimento de fazer algo que realizava regularmente. Tiraram-lhe algumas comidas pesadas para que se recupere do estômago.
Por outro lado, quando queremos livrar-nos de algo chato ou prejudicial, que nos causa dor, é comum que expressemos através da palavra tirar. Peço que me tire esta dor com algo, já que não posso suportar mais. Tira a tua prima do meu lado porque ela é realmente insuportável.
Assim mesmo, quando algo é um obstáculo ou impedimento para a realização de um objetivo também nos referimos à palavra tirar. Se tirar esta planta do lugar não vai conseguir a visão que deseja.
É comum que na linguagem cotidiana usamos esta palavra para expressar que deixamos algo em definitivo, geralmente quando se trata de algum vicio ou doença. Mario tirou o álcool de sua vida.
E usando um tom imperativo, de mando, costumamos usar a palavra para exigir a alguém que afaste ou corra de algum lugar específico. Tira ele daí, ou não respondo por mim.
No entanto, a palavra devolver é o termo oposto ao de tirar, pois se refere a reintegrar a alguém aquilo que foi tirado.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (out., 2013). Conceito de Tirar. Em https://conceitos.com/tirar/. São Paulo, Brasil.