O rosário é um conjunto de orações dedicadas à Virgem Maria e fazem parte da tradição da igreja católica. Trata-se de uma prática de devoção à Virgem realizada em todo o mundo.
Essa prática se encontra na Bíblia, mais especificamente no Novo Testamento (no Evangelho de São Lucas), onde o anjo Gabriel se apresentou a Maria para avisá-la que seria mãe de Jesus Cristo e esse encontro é o primeiro fato histórico da oração de Ave Maria, uma das orações que mais tarde faria parte do rosário.
Do ponto de vista histórico há quem se lembre de que durante a Idade Média os católicos veneravam e rezavam à Virgem colocando rosas próximas a sua imagem. Um conjunto de rosas é denominado em latim com o termo rosarium (daí vem à expressão rosário). Ao mesmo tempo, os crentes tinham o costume de rezar os 150 salmos da Bíblia, já aqueles que não conheciam, repetiam a oração da Ave Maria.
Para facilitar a reza eram feitos nós em uma corda e cada uma delas simbolizava uma oração. Essas práticas evoluíram e, no século XII, São Domingos de Gusmão introduziu a oração do Santo Rosário não só para adorar a Virgem, mas sim para combater um movimento religioso herético (a heresia albigense).
A prática da reza do rosário foi consolidada a partir do século XIII. Sua principal finalidade era rezar para Virgem e ao mesmo tempo meditar sobre a figura de Jesus Cristo. Neste contexto foram criados grupos de fiéis (as alianças) que se dedicavam em rezar o rosário em grupo. A partir do século XV, a ordem dominicana introduziu uma nova variação destas orações, estruturando as rezas em 15 mistérios e cada uma delas divididas em 15 Aves Maria (que equivale aos 150 salmos do saltério da Bíblia). A reza do rosário é realizada ao longe de uma semana e é divida em três tipos de mistérios (gozosos, dolorosos e gloriosos).
Outro componente do rosário são as ladainhas que foram introduzidas no século XV em referência à Virgem (por exemplo, mãe de Deus ou rainha dos anjos). Então, os papas introduziram o hábito da reza do rosário como uma forma de conceder alguma misericórdia a quem rezasse o rosário, desta forma, se conseguia o perdão de um pecado.
Concluindo, o rosário é uma série de rezas baseadas na Bíblia dedicadas à Virgem e a Jesus Cristo, como também uma forma de meditação destinada a estabelecer a fé dos crentes.
Foto: iStock – PeopleImages
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (ago., 2015). Conceito de Rosário. Em https://conceitos.com/rosario/. São Paulo, Brasil.