A resina, também chamada de vidro líquido, é uma substância viscosa, com alta densidade e solubilidade, de forte cheiro e que reage com o efeito do calor. Naturalmente, pode ser obtida a partir da secreção de certas espécies de coníferas.
Em muitos países, a árvore da qual se pode obter esta substância é mais precisamente o pinheiro-bravo.
Para a aplicação desta substância, empregam-se normalmente catalisadores que produzem calor e por este motivo não é aconselhável usar grandes quantidades de resina. De qualquer forma, os catalisadores servem para endurecer os materiais. Uma vez unidos o catalisador e a resina, o material resultante se torna um plástico rígido.
O uso desta substância conta com inúmeras aplicações práticas.
– Na odontologia é empregada para devolver a forma e a funcionalidade dos dentes.
– Nas manualidades, utiliza-se para unir todo tipo de materiais (cerâmica, papel, madeira ou gesso).
– É usada no setor de bijuterias e joias.
– Esta substância é também empregada na fabricação de papel, nas tintas e esmaltes, no controle de pragas e na fabricação de produtos de limpeza.
Existem três variantes de resina: poliéster, viniléster e epóxi
– A primeiro é a mais econômica das três, tem alta toxicidade e é amplamente utilizado para fabricar pranchas de surfe.
– O viniléster é similar ao poliéster, mas com algumas características diferentes.
– Por último, a resina epóxi é a mais sofisticada e cara das três, porém tem propriedades mecânicas melhores.
Em relação às suas características, as principais são as seguintes: é um bom isolante térmico, resiste à umidade, tem propriedades adesivas e resiste às altas temperaturas. As marcas comerciais da resina epóxi são elaboradas a partir de uma reação química entre dois produtos: epicloridrina e bisfenol-a.
É utilizada na preparação de pavimentos contínuos de uso industrial. Este sistema é especialmente vantajoso, uma vez que evita a sujeira nas juntas. Por este motivo, é adequada para o piso de hospitais, colégios, garagens e escritórios. Na restauração de monumentos é uma substância muito apreciada.
Esta resina é utilizada para fabricar produtos adesivos, realizar soldagens e ancoragens, reparar embarcações náuticas ou juntar blocos no setor da construção.
Imagem: Fotolia. vitals
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jun., 2018). Conceito de Resina Epóxi. Em https://conceitos.com/resina-epoxi/. São Paulo, Brasil.