A terminologia náutica faz referência ao estado dos ventos, às correntezas do mar, à construção naval e à posição das estrelas. Obviamente, a estrutura e as partes de uma embarcação também tem uma terminologia específica.
O termino proa vem do latim prora e, por sua vez, do grego próra; trata-se da parte da frente de uma embarcação. Já a palavra popa vem do latim puppis e se refere à parte traseira da embarcação.
Tanto uma como a outra possui certas amarrações, isto é, são cordas ou cabos utilizados para sustentar ou amarrar a embarcação no cais. Neste sentido, há barcos amarrados na proa e outros na popa.
A parte dianteira de um barco pode apresentar diversas formas: com um violino ou clipper, reta ou como uma colher. A popa equivale ao oposto e a estrutura do seu casco termina a embarcação. Dependendo da forma do navio, a popa pode ser redonda, plana, erguida ou espelhada, entre outros.
Obviamente, a força de vento atinge principalmente a proa. Por outro lado, no trabalho de atraque ou desatraque de uma embarcação é imprescindível levar em conta estas duas partes.
Na linguagem dos marinheiros se fala sobre a figura de proa (um enfeite que normalmente tem a forma de um rosto deformado), o capitão de proa (marinheiro responsável pela limpeza do navio) ou mastro de proa (um mastro de tamanho pequeno).
Ao embarcar, por exemplo, em um cruzeiro de férias, temos que escolher a cabine que vamos nos hospedar em um determinado local. Se considerarmos que os motores normalmente se encontram na popa, é aconselhável reservar a cabine na proa.
Provavelmente, a proa do Titanic é o lugar mais ilustre deste tão famoso navio. Sua fama se deve a duas razões: pois nesta parte teve início o naufrágio e porque localizava o terraço principal imortalizado por uma das imagens mais famosas da história do cinema. Como resto do Titanic está a proa, esta que se encontra no fundo do oceano e em perfeitas condições, enquanto que a popa está completamente destruída.
Imagem: Fotolia. Payless
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jul., 2017). Conceito de Popa e Proa. Em https://conceitos.com/popa-proa/. São Paulo, Brasil.