Conceito » Cultura » Pitonisa

Pitonisa - Conceito, o que é, Significado

Existem indivíduos que afirmam possuir algum tipo de faculdade ou poder com a qual podem prever acontecimentos futuros. Estas pessoas recebem várias denominações: adivinhos, clarividentes, profetas, bruxas ou pitonisas.

A origem das pitonisas se encontra na Antiga Grécia

Na cidade grega de Delfos se situava o famoso Oráculo de Delfos. Este recinto sagrado era dedicado ao deus Apolo. Gregos de todas as partes compareciam a este local para saber o que iria acontecer no futuro.

De acordo com os relatos mitológicos, o deus Zeus recomendou a Apolo para instalar-se no monte Parnaso e ali construísse o Oráculo de Delfos. Antes de iniciar sua construção, Apolo teve que matar uma serpente chamada Píton. Uma vez construído o santuário, Apolo apresentou algumas sacerdotisas que receberam o nome de pitonisas, assim chamadas em alusão à serpente píton.

Os gregos iam ao Oráculo de Delfos e se dirigiam às pitonisas para demonstrar suas preocupações sobre o futuro. Elas faziam as perguntas dos homens para o deus Apolo e a resposta obtida era comunicada ao interessado.

Portanto, as pitonisas eram as intermediárias entre os homens e o Deus Apolo

Dizia-se que essas mulheres tinham um dom especial para adivinhar o futuro e por esta razão os homens de todas as classes sociais vinham ao seu encontro quando passavam por com qualquer dilema ou preocupação pessoal.

As consultas às pitonisas não tinham uma resposta imediata (geralmente eram necessários vários dias para que o deus Apolo lhes desse uma resposta definitiva). Nos diálogos de Platão, afirmava-se que Sócrates era o mais sábio entre os homens de Atenas, pois assim foi afirmado por uma pitonisa após ser consultada por um cidadão ateniense (costuma-se dizer que quando Sócrates recebeu o comunicado do Oráculo afirmou que não sabia de nada).

As consultas ao Oráculo de Delfos eram realizadas no sétimo dia do mês; este dia era escolhido para comemorar o nascimento do deus Apolo. Quando os homens chegavam ao santuário tinham que ser purificados em uma fonte e, em seguida, pagavam aos sacerdotes responsáveis do templo pelo serviço que recebiam.

As pitonisas na atualidade

No século XXI ainda existem pitonisas que preveem o futuro através de alguma técnica de adivinhação (por exemplo, pela leitura do tarô ou pela interpretação das linhas da mão). Hoje as pitonisas não precisam mais de um templo sagrado nem de consultar ao deus Apolo, uma vez que utilizam os meios de comunicação convencionais para desenvolver sua atividade.

Sobre o poder de adivinhação destas mulheres existem duas interpretações. Alguns acreditam firmemente no dom das pitonisas para prever o futuro e outros afirmam que na realidade são pessoas que fingem ter poderes extraordinários, mas que na verdade são simplesmente umas vigaristas.

Imagem: Fotolia. Kzenon

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: