Pária - Conceito, o que é, Significado

Os párias são os componentes da casta mais baixa que compõem a sociedade indiana. São pessoas que pertencem a uma condição intocável, pois tradicionalmente ninguém pode ser tocado, pois se considera que o contato pode “manchar”. Devido a isso sofrem marginalização social e não tem nenhum tipo de direito. Apesar de esta situação ter melhorado muito na época moderna, ainda permanece a discriminação.

Os párias viviam muito mal pelos arredores das cidades, de onde eram banidos e obrigados a realizar trabalhos servis com aquelas tarefas que ninguém queria fazer, como varrer as fezes das ruas.

O uso do termo pária passou a ser generalizado para denominar todas as pessoas que vivem em uma condição de exclusão e são considerados como inferiores pelo resto da sociedade.

O sistema de castas

Durante milhares de anos, a sociedade da Índia era dividida em castas. Desde sua origem mítica da criação através de Brahma (o homem que a dividiu em castas), sendo possível diferenciar mais de 2000 castas em função de fatores como a profissão desempenhada ou pelo território que pertenciam.

Mesmo com os anos as diferenças entre as castas não foram um obstáculo fundamental, continuaram sendo um forte impedimento para certas questões, como para poder casar-se livremente.

Historicamente, as pessoas que pertenciam a esta casta não tinham nenhum tipo de direito, mas em 1950, seguindo o tremendo impulso de Gandhi em matéria de igualdade, foram derrubadas as barreiras discriminatórias que existiam até então, chegando ao ponto de que hoje em dia se proibisse a “intocabilidade” e fosse possível encontrar ministros e governadores provenientes desta casta.

Ainda assim, apesar destes tremendos esforços, não é fácil terminar definitivamente com um sistema que esteve vigente por mais de 3000 anos

O certo é que os párias conseguiram o reconhecimento da maior parte da sociedade indiana, mas mesmo assim falta muito para serem totalmente integrados.

Ainda há castas que enxergam os párias como seres inferiores, o que leva a disputas sociais violentas e frequentes. É por isso que a luta dos párias contra a intolerância ainda não chegou ao fim.

Imagem: Fotolia - VILevi

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: