O parágrafo é uma unidade de discurso que em um texto escrito, expressa uma ideia ou argumento e que reproduz as palavras de um orador em um discurso. Encontra-se composta por um conjunto de orações que apresentam certa unidade temática ou embora sem tê-la se enunciam juntas.
É de fácil detenção dentro de um texto pelas seguintes características: começa com uma maiúscula e termina com um ponto. Em seguida compreende várias orações relacionadas sobre o mesmo tema, no entanto, somente uma delas é que expressa a ideia principal.
A prática mais habitual utilizada para separar os parágrafos de um texto é colocar um recuo no começo dele, ocupando a mesma de três a cinco espaços, complementando com a introdução de uma linha em branco ou uma maior separação sobre a seguinte linha a ser finalizada.
Existem vários tipos de parágrafos: narrativo (formada por uma sequência de afirmações, típico de uma noticia ou crônica), descritivo (potencia o uso da palavra com uma descrição sensorial), argumentativo (seu objetivo é o de apresentar opiniões ou de outra forma rebatê-las para persuadir ao receptor), expositivo (explica ou desenvolve mais amplamente o tema apresentado), de compaixão ou contraste (compara objetos ou ideias com a intenção de marcar semelhanças e diferenças) e de enumeração (enumera situações que vão do mais ao menos importante).
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (fev., 2014). Conceito de Parágrafo. Em https://conceitos.com/paragrafo/. São Paulo, Brasil.