Este mamífero de tamanho médio e da mesma família do porco doméstico pertence ao gênero Sus e à espécie Scrofa. Embora seja originário das florestas europeias, espalhou-se pela África, Ásia e América.
– Seu peso varia entre 40 e 90 quilos. Sua cor é variável, podendo ser acinzentada ou avermelhada.
– No estado selvagem vive 13 anos aproximadamente e em cativeiro atinge os 20 anos.
– É um animal onívoro, que se alimenta principalmente de vegetais, raízes, insetos, trufas e inclusive carniça. Adapta-se a diversos habitats, mas normalmente busca territórios com abundante vegetação e água.
– Os machos vivem normalmente sozinhos e se aproximam das fêmeas durante o período de reprodução. Em compensação, as fêmeas vivem em manadas (da mesma forma que os porcos, as manadas de javalis são chamadas de varas).
– Embora tenham uma visão deficiente, possuem um potente olfato. Para regular sua temperatura corporal, o javali mergulha em um banho de lama (com este hábito consegue eliminar também os parasitas que habitam seu corpo).
– Durante o dia é um animal sedentário e pela noite se mostra mais ativo. É capaz de percorrer grandes distâncias em busca de comida.
– Sua carne é especialmente valorizada pelos consumidores que buscam qualidade (são comercializados também embutidos de javali).
– Trata-se de uma espécie extremamente prolífica e com elevado número de crias (seus filhotes são chamados de javardos e aqueles com menos de um ano apresentam listras em seu dorso).
– Na hora de parir as fêmeas se afastam da vara e constroem um pequeno aposento com ramos e ervas para poder aquecer suas crias. Quando os filhotes machos são independentes da fêmea se juntam a um adulto masculino, tornando-se assim seu escudeiro. O macho adulto é conhecido como “macareno” e os espécimes mais jovens são chamados de “verracos”.
Quando uma manada de javali não encontra alimento é obrigada a deslocar-se e pode devastar áreas cultivadas. Nas áreas ameaçadas, são realizadas frequentemente batidas de caça aos javalis, organizadas para proteger as plantações e reduzir a população desses animais.
Por último, é importante destacar que suas presas são potentes, tornando-se um animal muito perigoso, especialmente quando se sente ameaçado.
Imagens Fotolia: Lalalululala, Vladimir Prokaev
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (nov., 2018). Conceito de Javali. Em https://conceitos.com/javali/. São Paulo, Brasil.