A inquietude é uma preocupação que causa certa intranquilidade na pessoa, ou seja, esta preocupação se refere a um fato que pode ser percebido como um perigo ou uma possível ameaça à pessoa.
Este conceito atinge significativamente o estado emocional de uma pessoa até o ponto do trabalhador ter dificuldades de concentração em consequência de conflitos internos que roubam grande parte de sua capacidade mental.
Aliás, quando as preocupações se acumulam o peso emocional é maior e atordoa a pessoa envolvida como mostra o exemplo da depressão.
Do ponto de vista da saúde emocional, a inquietude é também uma das principais causas de estresse e ansiedade, já que a preocupação se refere ao futuro assim como a um fato que pode ser observado como ameaça, mas que ainda não aconteceu.
A partir deste ponto de vista, a inquietude é um claro exemplo de como uma ideia irracional de futuro pode roubar a qualidade de vida do presente, simplesmente por imaginar possíveis situações do agora e não de hipóteses, ou seja, de uma possibilidade que pode ou não acontecer.
Do ponto de vista da inteligência emocional é importante para colocar em prática alguns conselhos que servem para ajudar a reduzir as preocupações.
1. Em primeiro lugar, é decisivo estabelecer metas em curto prazo que ajudem a evidenciar a atenção.
2. Para esvaziar a mente de preocupações é gratificante também escrever um diário com ideias negativas ou pessimistas e assim organizar seu mundo interior.
3. Sem dúvida que é bem saudável conversar com um amigo de forma relaxada sobre seus medos e incertezas.
4. Caminhar todos os dias é uma prática de bem-estar necessária para colocar o corpo e a mente em forma. Este exercício eleva os índices de otimismo e aumenta o nível de concentração.
5. É fundamental evitar o deixar para depois a tomada de decisões perante um conflito.
6. Aprender a diferenciar aquilo que depende de você daquilo que não pode resolver. Existem pessoas que sofrem por uma realidade que não podem modificar.
7. Evitar carregar o peso do passado. É muito importante caminhar no ritmo da realidade, ou seja, no presente.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jul., 2015). Conceito de Inquietude. Em https://conceitos.com/inquietude/. São Paulo, Brasil.