Conceito » Aprender » Miscelânea

Miscelânea - Conceito, o que é, Significado

Se atendermos a sua etimologia, esta palavra provém do latim miscellanea e esta do verbo miscere, que significa misturar ou combinar. É utilizada quando elementos diferentes ou desajustados são apresentadas no mesmo campo.

Um tipo de estabelecimento comercial na Colômbia e no México

Alguns comércios vendem produtos bem variados e entre eles não há nenhum tipo de ligação. Na linguagem dos colombianos e mexicanos, estes comércios são conhecidos como miscelâneas. Exemplos típicos neste sentido são as mercearias, tabacarias e papelarias.

A origem histórica destes estabelecimentos está relacionada com as culturas pré-hispânicas da América Latina, uma vez que nessa época a atividade comercial era realizada em mercados populares, dos quais contavam com estabelecimentos dedicados a produtos variados. Do ponto de vista do consumidor, estas lojas são interessantes porque oferecem uma ampla gama de produtos.

Na imprensa escrita

Na imprensa escrita há todo tipo de seção fixa, como as de política, notícias locais e internacionais, economia, esportes, etc. Na seção miscelânea o leitor encontra uma mescla de informações: curiosidades, artigos sobre a vida cotidiana, dados de interesse sobre um assunto, piadas, passatempos, entre outros.

Um gênero literário considerado o precedente do ensaio

No Renascimento, a figura do humanista adquiriu seu verdadeiro e pleno significado. O humanista era um erudito interessado por todo tipo de assunto (filosofia, ciência, medicina, arte, etc.). Sua inquietude intelectual em relação a todo tipo de área acabou se tornando um gênero literário específico. Nos livros de miscelânea não havia um tema definido, mas sim uma mescla de diversos saberes. O propósito destas publicações era fundamentalmente didático.

As histórias de Marco Polo sobre suas viagens ao Oriente são um claro exemplo deste gênero narrativo. Neles, o autor explica a rota que seguiu para realizar sua atividade comercial, assim como as tradições culturais dos territórios visitados e suas avaliações pessoais sobre as diferentes formas de vida. Este formato narrativo chamou a atenção dos leitores europeus e por este motivo o gênero miscelânea se tornou moda.

Os espaços multidisciplinares

Alguns centros culturais evitam a especialização e promovem atividades criativas bem variadas. Certas bibliotecas não se limitam apenas às atividades clássicas como o empréstimo de livros, mas também desenvolvem palestras, workshops, exposições e conferências.

Esta abordagem é uma miscelânea, uma vez que várias dimensões ou aspectos acabam tendo um espaço em comum.

Relacionados:

  1. Cyber Monday
  2. Papelaria
  3. Vendedor Ambulante
  4. Caseiro (comida, remédio)
  5. Bistrô
  6. Boicote
  7. Montblanc
  8. Coluna de Opinião
  9. Retail
  10. Cultura dos Fenícios