A conformidade com o presente é um dos ingredientes mais importantes da felicidade, uma vez que essa conformidade mostra um nível de aceitação importante. Entretanto, uma pessoa pode mostrar inconformismo com determinada situação, ou seja, pode rebelar-se consigo mesma com o desejo de que as coisas mudem.
Do ponto de vista vital, o conformismo se aprende também através da experiência. Esta é uma das razões pelas quais tanto as crianças como os adolescentes são mais inconformistas do que os adultos, estes que já atingiram um nível de maturidade maior.
O inconformismo mostra uma atitude perante a vida que é oposta ao conformista. Assim, quando uma pessoa não está conforme com determinada situação, ela se sente desgostosa com ela mesma. O sujeito pode converter este inconformismo em um estímulo para lutar contra essa causa de insatisfação com o objetivo de poder modificá-la.
O inconformismo não tem o porquê ser analisado em termos negativos, já que em muitos casos, é importante ter um sentimento sadio e de oposição à realidade. O inconformismo se torna um obstáculo de felicidade quando se converte em uma atitude geral perante a vida, em uma postura pessoal diante da realidade. Uma pessoa inconformista questiona sobre tudo, reflete sobre a realidade, não se conforma que as coisas sejam de um modo quando poderiam ser diferentes ou melhores.
A partir deste ponto de vista, o inconformismo é um antídoto de mudança e em alguns casos, um motor para importantes mudanças sociais ao longo da história. O inconformismo mostra certo protesto, uma forma de denúncia social perante as injustiças.
Entretanto, o inconformismo pode ser analisado no plano pessoal como uma atitude de insatisfação recorrente diante daquilo que mais lhe faz falta do que aquilo que possui. A partir deste ponto de vista, o inconformista sempre quer mais. E isso é que mais lhe traz frustração e insatisfação porque a pessoa se torna escrava de seus próprios desejos pessoais mostrando uma atitude caprichosa. É muito importante educar a vontade para não ser um escravo dos desejos infinitos.
Foto: iStock – ArtisticCaptures
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (ago., 2015). Conceito de Inconformismo. Em https://conceitos.com/inconformismo/. São Paulo, Brasil.