Os meios de transporte tiveram e continuam tendo um papel de destaque no progresso da humanidade. Quando surge um avanço tecnológico significativo associado ao transporte são abertos novos rumos e horizontes. Vale lembrar que a invenção da roda e as primeiras máquinas a vapor foram autênticas revoluções.
Nos últimos anos surgiu uma proposta tecnológica que pode revolucionar o transporte terrestre: tubos que deslocam cápsulas em alta velocidade. Uma das empresas que lançou este projeto é a Hyperloop One.
Através de tubos metálicos pressurizados, as pessoas e as mercadorias podem deslocar-se dentro de cápsulas sustentadas pelo ar através de um tubo de baixa pressão. Este sistema está projetado para atingir uma velocidade muito elevada: 1200 km / h. Para seu funcionamento são empregadas fontes de energia renováveis.
O propulsor desta nova tecnologia é Elon Musk. Este sul-africano de nacionalidade norte-americana e canadense nasceu em 1971 e é considerado um autêntico visionário. Ele é o fundador do Paypal e promoveu o uso da energia solar nos lares dos Estados Unidos. Os automóveis esportivos eletrônicos, os ilustres Teslas, também estão relacionados com Elon Musk.
Seus projetos e empresas tratam de áreas bem diferenciadas: internet, viagens espaciais, energias renováveis ou nanotecnologia.
O sistema desenvolvido por Hyperloop One é um projeto que ainda está em fase de desenvolvimento e é muito difícil prever quando se tornará realidade.
Apesar das dúvidas que possam surgir, os especialistas acreditam que nos próximos anos este meio de transporte mudará a vida das pessoas.
Alguns exemplos podem ilustrar as mudanças esperadas. O deslocamento entre Paris e Madri poderia ser feito em 40 minutos e num tempo parecido todo o Reino Unido poderia ser percorrido de ponta a ponta.
Por outro lado, podemos imaginar que as possibilidades de lazer serão bem diferentes das atuais. Os dirigentes da Hyperloop One afirmam que este projeto terá profundas implicações econômicas e sociais.
Espera-se que o preço da passagem seja acessível para a maioria dos bolsos. Do ponto de vista ambiental, o projeto é totalmente sustentável.
Alguns especialistas afirmam que há limitações técnicas e econômicas de todo tipo (por exemplo, coloca-se em dúvida a propulsão das cápsulas dentro de um tubo com um vazio quase absoluto e se afirma que a velocidade prevista é muito perigosa caso ocorra algum tipo de avaria ou acidente).
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jul., 2018). Conceito de Hyperloop. Em https://conceitos.com/hyperloop/. São Paulo, Brasil.