O gás é conhecido como o estado da matéria que não tem forma nem volume próprio. Está composto principalmente por moléculas não unidas, expandidas e com pouca força de atração entre si, que faz com que tenha forma e volume definido, assim ele expande e ocupa todo o volume do recipiente que contém.
Embora o gás geralmente seja utilizado como sinônimo de vapor, isto só ocorre com o gás condensado ou pressurizado quando submetido a uma temperatura constante.
Diferentemente dos sólidos que apresentam uma forma bem definida e difícil de comprimir e dos líquidos que fluem, os gases são expandidos livremente e sua densidade é muito menor que a dos líquidos e sólidos.
Um tipo de gás muito conhecido e utilizado pela maioria dos seres humanos na hora de cozinhar é o chamado gás natural, que é o resultado da mistura de gases que se encontram geralmente em jazigos fósseis e que normalmente é composto por metano em uma quantidade que não excede 90 ou 95% e o restante é uma somatória de outros gases como o nitrogênio, etano, butano, entre outros.
O gás também pode ser obtido pela decomposição de restos de detritos orgânicos, tais como o lixo, as plantas e os gases de pântano, também chamados de biogás.
Obviamente estes tipos devem ser processados para o uso doméstico ou comercial.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (abr., 2014). Conceito de Gás. Em https://conceitos.com/gas/. São Paulo, Brasil.