Conceito » Ciência » Fósforo

Fósforo - Conceito, o que é, Significado

As células do nosso organismo possuem os minerais essenciais e um dos mais abundantes é o fósforo. Trata-se de um mineral que cumpre várias funções relacionadas à saúde. Deve-se destacar que todos os organismos vivos precisam de fósforo para sobreviver. Depois do cálcio é o mineral mais abundante em nosso corpo. Do total de fósforo que há em nosso organismo, 85% são encontrados nos ossos e os 15% restantes fazem parte das demais funções vitais.

Identificando suas funções básicas

Facilita a formação de dentes e ossos. Ajuda na formação do tecido muscular. Proporciona energia. Participa na formação de enzimas. Intervém no processo de transmissão dos impulsos nervosos. Consequentemente, o fósforo é um bom aliado para manter a saúde. Assim, ao consumir alimentos com fósforo, os níveis do mau colesterol são reduzidos, há uma melhora do metabolismo, ajuda no crescimento das crianças, potencializa a memória e a capacidade de concentração.

Nos alimentos e na indústria alimentícia

Os alimentos que contêm fósforo são os seguintes: aves, mariscos, peixes, ovos, milho, arroz integral, carnes e quinoa. Por outro lado, o fósforo está presente na indústria alimentícia, pois é utilizado em forma de suplementos (por exemplo, nos sais de fosfato de sódio ou potássio podem ser utilizados como suplementos, assim como emulsificantes ou no tratamento de farinhas, embutidos e queijo processado).

Recomendações

Especialistas em nutrição recomendam seu consumo em doses adequadas. Neste sentido, as quantidades diárias recomendadas são as seguintes: para crianças entre 1 e 3 anos deve ser ingerido 460 mg / dia, entre 4 e 8 anos um total de 500 mg / dia, já os adultos precisam consumir 1250 mg / dia.

Quando o fósforo é consumido de maneira excessiva ocorre uma série de alterações: problemas cardiovasculares, osteoporose, problemas digestivos e nos órgãos internos.

Se o consumo é insuficiente também há consequências. Em primeiro lugar, causa fraqueza e falta de energia. Por outro lado, a respiração é irregular, há perda de apetite e de peso, aparecem cáries, as crianças podem sofrer raquitismo e estado de ansiedade, assim como distúrbios de tipo nervoso e tremores.

Imagem: Fotolia. alfaolga

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: