Uma ficha é uma peça geralmente pequena, plana e fina na qual se pode dar diferentes usos dependendo do contexto na qual é empregada, por exemplo, ser entregue à pessoa que corresponda uma vez que tenha deixado seus pertences nos armários ao ingressar em um evento, quando se retira a ficha é apresentada e assim seus pertences são localizados. Também, as fichas são usadas regularmente nos estacionamentos, especialmente os públicos. Se você compra em um estabelecimento e logo se colocam em uma máquina em uma quantidade conforme as horas que se pensa deixar estacionado o veículo.
Por outro lado, uma ficha também pode ser um documento na qual se consignam determinados dados importantes sobre um objeto, livro ou pessoa e que será posteriormente alojada em um arquivo. O benefício disto é que quando seja necessário encontrar a localização do livro ou os dados de uma pessoa, a ficha será procurada para conhecer a pessoa ou para encontrar o livro. Portanto, a ficha é uma ferramenta básica para a localização de arquivos e de documentações.
Para não deixar dúvidas a criação das fichas simplificou de forma grandiosa a forma de buscar as tarefas no arquivo e a da busca da informação, porque a través dos dados que figuram na mesma podemos determinar si se trata ou não do material ou do exemplar que estamos buscando.
Por outro âmbito, a ficha é empregada para abrir ou fechar barreiras, colocar em funcionamento certas máquinas ou para estabelecer comunicações tal é o caso da ficha de telefone que permite que nos comuniquemos com o telefone desejado somente colocando-a na abertura do telefone público.
Também, nos jogos e nos cassinos é comum o uso de fichas para que comecem a funcionar. No que tange aos recursos humanos as fichas se empregam para controlar as entradas e as saídas dos empregados de uma empresa. A empresa nos faz marcar na ficha quando entramos e quando saímos.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (ago., 2013). Conceito de Ficha. Em https://conceitos.com/ficha/. São Paulo, Brasil.