Conceito » História » Evocar

Evocar - Conceito, o que é, Significado

Evocar é uma forma de recordar. Este verbo pode ser utilizado em três sentidos diferenciados: para referir-se à ação de trazer uma memória do passado ao presente, para indicar uma lembrança por algum motivo ou então para chamar um espírito.

Referência de tempos passados

Quando uma pessoa experimenta emoções ou sentimentos já vividos no passado, esta ação mental se trata de uma evocação. Neste sentido, recordamos momentos tristes ou felizes, episódios concretos ou qualquer vivência relacionada ao passado.

De qualquer forma, trata-se de uma maneira de reviver ou trazer uma lembrança à memória.

Uma forma de associar ideias ou sentimentos

Em uma ação de evocar pode haver uma relação de semelhança entre dois elementos distintos. A observação de uma paisagem pode nos fazer lembrar um momento especial, uma pessoa pode nos fazer pensar em outra ou então podemos relacionar um objeto com algum episódio específico. Trata-se, portanto, de uma associação de ideias, sentimentos ou imagens.

Do ponto de vista cultural este tipo de nexo é frequente. Assim, a cor vermelha evoca a ideia de paixão, a cor branca nos faz lembrar a pureza, a rosa podemos relacionar ao mundo infantil e assim por diante. Certos odores também são evocativos, pois quando percebidos nossa mente nos faz lembrar momentos ou sensações. O sabor de uma comida ou o tato de um objeto também pode nos resgatar a lembrança de algo. Logicamente, as palavras nos fazem relembrar de imagens e estas nos levam às palavras.

No mundo dos sonhos também existe a evocação, uma vez que certas imagens oníricas estão relacionadas ao nosso passado. Por último, a literatura, o cinema e a arte em geral possuem um evidente componente evocativo, já que através de suas manifestações nossa sensibilidade se ativa, assim como nossa capacidade para recuperar vivências de outros momentos.

No mundo do espiritismo

Os praticantes do espiritismo realizam uma evocação quando chamam um espírito para estar presente. A partir deste ponto de vista, a pessoa que é capaz de comunicar-se com o além pode entrar em contato com as entidades espirituais.

Esta prática é realizada através de um ritual de evocação, como acontece nas práticas de candomblé ou com o uso de um seixo. Vale ressaltar que na terminologia do espiritismo evocar e invocar são termos sinônimos.

Na antiguidade, evocar as almas dos mortos era uma forma de os falecidos responderem às suas ações ou que se pronunciassem diante de um pedido particular.

Imagem: Fotolia. Alexandr Vasilyev

Relacionados:

  1. Ecmnésia
  2. Memória Coletiva
  3. Verbos
  4. Crise da Meia-Idade
  5. Crime Premeditado
  6. Saudades
  7. Resenha Histórica
  8. Emoções Positivas
  9. Objeto Direto e Indireto
  10. Analepse