Conceito » Aprender » Mansão

Mansão - Conceito, o que é, Significado

Quando pensamos na ideia de uma casa logo vem a nossa mente todo tipo de moradia, desde um barraco humilde até um palácio mais luxuoso. Entre uma habitação ou outra, há uma grande variedade de palavras que se referem a uma moradia, como apartamento, casa, favela, barraco, cabana e uma longa lista de possibilidades.

Cada uma destas denominações está relacionada com a tradição cultural de um território, com o poder de compra dos seus moradores e os materiais utilizados para sua construção.

O aspecto que melhor define este tipo de casa é sua exclusividade

A ideia de mansão vem muitas vezes acompanhada por uma série de aspectos ligados ao luxo e à alta posição social. Neste sentido, a maioria das mansões costuma ter um elevado número de dependências, assim como áreas ajardinadas, um amplo espaço para estacionamento de veículos, piscina e uma série de elementos associados, por exemplo, sofisticados sistemas de segurança e uma área destinada para o lazer.

Para que uma casa seja avaliada como mansão é necessário, além de tudo, estar localizada em uma zona afastada do espaço urbano massificado e ter algum encanto especial, por exemplo, perto do mar, com vista para a montanha ou qualquer outro diferenciador. Naturalmente, este tipo de casa está ao alcance apenas de uma minoria da população com um nível de renda acima da média. Neste sentido, é comum que as mansões sejam habitadas por personagens famosos, com grandes fortunas ou que façam parte de um grupo seleto.

Em alguns casos, a mansão pode estar integrada a um espaço urbano. Este fenômeno é bastante comum, pois se deve levar em conta que o crescimento urbanístico de muitas cidades fez com que algumas mansões que antes intergravam apenas áreas exclusivas, hoje estejam localizadas dentro das cidades. De qualquer forma, a maioria delas tem sua própria personalidade, seja pelo seu estilo arquitetônico ou por qualquer outro elemento diferenciador.

Cada mansão expressa a personalidade e o estilo de vida de quem vivem nela

Quando alguém vive em um modesto barraco, é muito provável que seja uma pessoa com poucos recursos econômicos e com circunstâncias sociais enquadradas na marginalidade.

Em compensação, a mansão representa riqueza, bem-estar e, em última análise, é o símbolo de uma elite social. Outros tipos de moradia são igualmente elitistas, como um palácio, uma fazenda, um castelo ou a country house britânica.

Imagem: Fotolia. arbalest

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: