Conceito » Psicologia » Egocentrismo

Egocentrismo - Conceito, o que é, Significado

O egocentrismo se destaca como o elogio excessivo que um indivíduo realiza sobre sua própria personalidade a ponto de transformá-la no centro das atenções e de interesse tanto pessoal como do ambiente que interage.

Para a psicologia, o egocentrismo é uma característica bastante típica de algumas personalidades, portanto, trata-se de uma questão extremamente abordada por essa disciplina

De acordo com ela, o egocentrismo se destaca especialmente porque sua personalidade é vista de maneira exacerbada, com tendência a acreditar que suas opiniões, ideias, interesses, entre outras, são muito mais significativas do que qualquer outro indivíduo, embora a realidade demonstre o contrário.

Deve-se destacar que a pessoa egocêntrica, como é chamada o indivíduo que sofre de egocentrismo, dispõe de um ego exagerado que o leva a acreditar que tudo deve ser orientado em seu sentido, no entanto, quando as coisas não acontecem pode desencadear uma grande tensão dentro do indivíduo com seu entorno; isso ocorre quando não é reconhecido ou exaltado como acha que deveria ser.

O ego é uma estima desproporcional que um indivíduo sente por si mesmo

Um dos comportamentos mais comuns dos indivíduos que sofrem de egocentrismo é o fato de menosprezar o próximo, pois acredita justamente que ele é o mais importante e o que tem sempre a razão. Então, quando o outro manifesta algo diferente não aceita e despreza a proposta como algo pobre, de pouca qualidade, entre outros argumentos.

Outra situação bastante comum de uma pessoa egocêntrica é a falta de interesse que demonstra em relação à felicidade do outro, ou seja, não se sente feliz quando vê um amigo feliz, em compensação, só se sente bem quando o outro atende todos os seus desejos e interesses.

A personalidade egocêntrica é bastante simples de reconhecer em um grupo, pois é aquela que constantemente tenta se destacar e tornar-se o centro das atenções em determinada reunião.

Imagem: Fotolia. shepherd302

Relacionados:

  1. Megalomania
  2. Psicogenética
  3. Personalidade Jurídica
  4. Teste de Rorschach
  5. Teste Psicométrico
  6. Personalidade
  7. Autocompaixão
  8. Egoísmo
  9. Juízo de Valor
  10. Pessoas Tóxicas