Conceito » Geografia » Ecorregião

Ecorregião - Conceito, o que é, Significado

Certos territórios têm uma série de características ambientais comuns, como o clima, a variedade de espécies animais, a vegetação ou as condições do solo. Para referir a estas áreas, emprega-se o termo ecorregião ou biorregião. Do ponto de vista da biodiversidade, estas áreas geográficas são divididas em dois blocos: terrestres e marinhos.

Países como Argentina, Peru e Panamá apresentam diferentes ecorregiões em sua área geográfica

Na Argentina há um total de 15 ecorregiões e entre elas podemos destacar a Selva das Yungas, a puna de Atacama, os Altos Andes, o Chaco seco e o úmido e a Floresta Paranaense. Se tomarmos como referência esta última, deve-se destacar que sua extensão vai além das fronteiras argentinas, pois esta ecorregião inclui territórios do Brasil e do Paraguai.

A Floresta Paranaense se destaca por seu clima tropical úmido, pelo elevado número de aves e algumas espécies de plantas nativas

Tradicionalmente, o território do Peru está dividido em três regiões naturais: a selva, as montanhas e a costa. No entanto, do ponto de vista da biogeografia, há um total de 11 ecorregiões. Entre elas se destaca o deserto do Pacífico, a floresta seca equatorial, o mar tropical e a savana de palmeiras.

A superfície do Panamá não é extensa, uma vez que atinge 74 mil quilômetros quadrados (aproximadamente a metade da Nicarágua, outro país centro-americano com pouca superfície). Apesar disso, destaca-se por sua biodiversidade e pelo elevado número de ecorregiões. Estas que cobrem áreas florestais como o Chocó-Darién, rios tropicais como o Tuira ou o Chiriqui, a Península de Nicoya e as florestas úmidas de Isthmian.

A World Wide Fund for Nature ou WWF é a organização não governamental que identifica as diversas ecorregiões do planeta e promove sua preservação

De acordo com a WWF, existem oito ecozonas em todo o mundo e mais de 800 ecorregiões distribuídas nelas (cada ecoregião constitui um bioma específico).

Algumas ecorregiões são especialmente frágeis, consequentemente, a fauna e a flora de seus hábitats se encontram ameaçadas ou em perigo de extinção. Isto acontece com as florestas de acácias da bacia do rio Senegal, com as áreas úmidas do rio Murray na Austrália, com as florestas do Alasca ou a selva baixa do Peru (esta última é uma das áreas com maior biodiversidade de espécies de todo o planeta).

Para enfrentar a degradação ambiental foram criadas estratégias de recuperação na qual a preservação da natureza e as atividades humanas são compatíveis.

Imagem: Fotolia. Galyna Andrushko

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: