Conceito » Aprender » Dispersão

Dispersão - Conceito, o que é, Significado

O substantivo se refere ao efeito que se produz quando vários elementos se separam de sua origem ou do seu núcleo e se expandem no espaço ou no tempo. Seu antônimo que melhor o define é a concentração, aquela se acumula em um só lugar ou tempo.

Em relação aos seres humanos

O conceito dispersão no contexto humano apresenta três sentidos diferentes. Em primeiro lugar, refere-se à dispersão da população, um fenômeno que ocorre quando as pessoas vivem em grandes extensões de territórios afastados um do outro e não em uma só comunidade.

Em certas ocasiões, fala-se de dispersão para fazer referência ao abandono de um território por algum motivo (a diáspora do povo judeu é um claro exemplo neste sentido).

Por último, fala-se da dispersão como uma atitude pessoal ou uma forma de ser, neste sentido, quando alguém não se concentra no que está fazendo costuma-se dizer que é uma pessoa dispersa. Este modo de ser pode ser sintomático e é o que acontece com a síndrome de déficit de atenção ou TDAH e pode ser tratada com medicação ou combinado com qualquer tratamento psicológico.

De qualquer forma, as pessoas com um comportamento disperso podem ter problemas na hora de executar suas ações ou colocar em prática seus projetos pessoais.

Em alguns casos mais específicos, pode-se falar da dispersão das tropas de um exército ou da dispersão de uns manifestantes.

Outros usos do conceito

Na área da matemática este termo também é utilizado e através dele se determina o distanciamento de quaisquer dados sobre a média destes mesmos dados. Este uso é bem comum na terminologia própria da estatística e da análise matemática.

Na linguagem da física há três tipos de dispersão:

1) partículas que se deslocam em determinada direção;

2) na terminologia da ótica se refere à dispersão da luz no espaço que permite observar a realidade de uma maneira ou outra;

3) a dispersão acústica, que é aquela que mostra de que maneira se expandem as ondas sonoras através do ar.

Na biologia é utilizada em dois sentidos:

1) a dispersão em relação à propagação das sementes (que pode ser através do vento ou da chuva ou por meio da polinização das abelhas);

2) a dispersão de qualquer população animal.

Na química ocorre dispersão quando algumas substâncias são deslocadas ou diluídas.

Imagem: Fotolia. schankz

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: