Conceito » Sociedade » Decrépito

Decrépito - Conceito, o que é, Significado

Como regra geral, o mau estado de saúde de uma pessoa e sua idade avançada reflete em sua aparência física. Neste sentido, quando um indivíduo sofre uma patologia grave ou atinge a velhice é muito provável que estas circunstâncias sejam observadas à primeira vista. Em nossa língua, quando uma pessoa apresenta uma deterioração física evidente, é possível qualificar sua aparência como decrépita.

Este adjetivo provém do latim decrepitus e equivale a outros termos, como acabado, deteriorado, velho, idoso ou senil. Seu substantivo correspondente é, logicamente, decrepitude.

Em relação a problemas de saúde

Com certa frequência as pessoas que estão doentes ou com graves problemas de saúde apresentam alguns sinais externos. Assim, quando ocorrem distúrbios hormonais podem ser manifestados através de manchas na pele ou ressecamento na derme. A doença de Parkinson vem acompanhada normalmente por tremores nas mãos. As dificuldades relacionadas à memória e à orientação podem ser indícios de algum problema cognitivo.

O cansaço extremo na hora de realizar pequenos deslocamentos é um provável indício de algum problema cardiovascular. Em suma, a deterioração física e a condição do paciente são aspectos que determinam a aparência externa decrépita.

Quando a morte se aproxima há sinais evidentes de decrepitude física

Em geral, a proximidade da morte vem precedida de uma deterioração física gradual. Neste sentido, o paciente terminal apresenta alguns sinais externos. Os mais significativos são: diminuição da energia e do apetite, dificuldades para estabelecer uma comunicação fluída, aumento da desidratação como consequência da falta de alimentos e líquidos, fadiga, sono, confusão mental e dificuldades para entender o que está acontecendo ao seu redor.

Em outros contextos

Embora este adjetivo seja usado normalmente para descrever o aspecto físico deteriorado de uma pessoa, em certas ocasiões é usado em outros contextos da linguagem. Assim, podemos afirmar que um espaço público, um edifício ou um estabelecimento comercial apresentam um aspecto decrépito quando caracterizados por sua deterioração geral, seu aspecto velho, descuidado ou arruinado.

Por outro lado, na literatura e nos filmes de terror é comum a ambientação de um lugar e alguns personagens apresentarem certas características relacionadas ao conceito de decrepitude. Se tomarmos como referência a figura do fantasma geralmente apresenta uma aparência envelhecida, tenebrosa e arruinada.

Imagem Fotolia: Manusimon86

Relacionados:

  1. Involução
  2. Idade Biológica e Cronológica
  3. Potomania
  4. Gerascofobia
  5. Medicina Estética
  6. Alexia
  7. Disartria
  8. Educação Física
  9. Moribundo
  10. Apraxia