O termo cosmogonia vem do grego kosmos, que significa universo, e de gignomai, que quer dizer nascimento ou gênese. Assim, a cosmogonia é um relato, normalmente mítico, que explica a criação e a ordem do universo e, ao mesmo tempo, o surgimento dos seres humanos.
As diversas concepções do universo formam a origem das diferentes civilizações da antiguidade.
De acordo com a mitologia dos antigos egípcios, no início do mundo não havia Céu nem Terra, havia apenas um oceano infinito que continha todos os elementos do universo. O espírito do mundo se encontrava disperso no caos, mas esse mesmo espírito tomou consciência e assim nasceu Ra, o deus do Céu e do Sol. Por causa de sua força criou tudo o que existe no mundo.
Para os antigos maias o universo era formado por duas realidades: o Céu e o Submundo. Para esta civilização o mundo se encontrava em absoluto repouso e sem vida, mas seis divindades cobertas de plumagens verdes e que descansavam nas profundezas das águas, decidiram criar a Terra e tudo o que existe nela.
A partir desse momento, a Terra tinha seu próprio espírito ou coração. Nela crescia uma ceiba cujas raízes atingiam o submundo e suas folhas alcançavam níveis diferentes no Céu. Em seguida, nasceram as plantas, os animais e, por último, os seres humanos (feitos de lodo).
O cosmos maia apresenta três níveis: Caan ou céu, Caab ou terra e Xibalba ou submundo. Paralelamente, o universo está organizado por critérios geométricos.
De acordo com as histórias de ambos os poetas, num primeiro momento existia caos. Deste caos surgiu Gea ou Terra e Eros ou o Amor. Estes deuses criaram a escuridão, a luz, o céu estrelado, a discórdia, as montanhas e tudo o que existe.
Em seguida, nasceu o deus Cronos, pai do Tempo, que se casou com Rea. Da união de Cronos e Rea nasceu Zeus, o deus que acabou dominando o Olimpo dos deuses.
Desde Copérnico e Galileu a astronomia é a ciência que explica a ordem do universo. Neste sentido, as explicações astronômicas equivalem às histórias da cosmogonia do mundo antigo.
Atualmente, a teoria do Big Bang explica a origem do universo e sua expansão. Esta teoria está integrada na cosmologia, um ramo da astrofísica.
Imagem: Fotolia. Vadimsadovski
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jun., 2017). Conceito de Cosmogonia. Em https://conceitos.com/cosmogonia/. São Paulo, Brasil.