O estado mental de um indivíduo pode ser avaliado dentro dos limites da normalidade ou não. No primeiro caso, falamos de cordura e no segundo sobre loucura. O conceito cordura equivalente a outros, como sensatez, juízo ou prudência. Neste sentido, uma pessoa corda é, a princípio, alguém que pensa com senso comum, que é plenamente consciente de suas ações e age com critérios justos.
Se uma pessoa do século XVII afirmasseque os seres humanos se parecem com outros hominídeos, é bem provável que seriam taxados como loucos. Essa mesma tese no século XXI é considerada válida e, portanto, a mesma faz parte de uma pessoa corda. Este exemplo pretende ilustrar uma ideia: o binômio cordura / loucura depende de muitos fatores (as ideias e os valores dominantes de cada época, a moda e o conceito de senso comum majoritário no conjunto da sociedade).
Em cada momento histórico há um conjunto de ideias comumente aceito a partir de uma divisão estabelecida entre os “cordos” e os “loucos”. De maneira simplificada, pode-se dizer que o cordo se adapta bem a sua realidade e está dentro da normalidade, enquanto que o louco, em compensação, é uma pessoa diferente e atípica e suas ideias e forma de vida representa uma ameaça para os demais.
Na história da humanidade alguns personagens têm sido considerados loucos, ao longo do tempo têm desfrutado de reconhecimento social e sua loucura se tornou algo justo, sensato, inteligente e normal. Deve-se destacar que as ideias de Galileu, Luther King, Gandhi e Mandela eram originalmente um ingrediente de loucura e pareciam impossíveis e irrealizáveis. Com a perspectiva do tempo, os ideais desses homens foram avaliados como um exemplo de cordura.
Dick Fosbury era um atleta americano que introduziu, em 1968, um novo tipo de salto em altura, o chamado estilo Fosbury. Sua maneira de saltar de costas revolucionou a arte dessa modalidade e desde então todos os saltadores o imitam. No entanto, quando empregava nos treinamentos seu estilo inovador era chamado de louco, pois saltava de maneira completamente diferente dos demais atletas.
Podemos fazer a seguinte pergunta: Será que a proposta Dick Fosbury era uma loucura? A resposta é sim e não. Sim, porque sua técnica era uma provocação e se contrastava com as normas majoritárias de época. No entanto, sua loucura era totalmente corda e graças a ela todos os saltadores de altura puderam enfrentar seus desafios com uma técnica mais eficaz.
Imagem: Fotolia. Photographee
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jan., 2017). Conceito de Cordura. Em https://conceitos.com/cordura/. São Paulo, Brasil.