Entende-se por conurbação a união de vários núcleos urbanos. Desta maneira, diversos municípios independentes entre si vão crescendo gradualmente ao longo do tempo, consequentemente integram uma nova área urbana, chamada de conurbação.
Trata-se de um fenômeno global que se encontra relacionado diretamente com o desenvolvimento urbanístico das cidades. Neste sentido, a grande maioria das megacidades do planeta é resultado deste fenômeno.
Cidades como Buenos Aires, Los Angeles, São Paulo, Cidade do México e Tóquio possuem um tamanho que vai além do núcleo urbano tradicional e uma população que supera amplamente os 10 milhões de habitantes e, em alguns casos, 20 milhões. Esta realidade tem ocorrido de maneira gradual e nos últimos 50 anos de forma significativa. As áreas que circundam o núcleo da cidade são conhecidas como áreas metropolitanas e sua continuidade espacial produz uma grande conurbação.
As megalópoles são espaços multiculturais e como regra geral se tornaram motores econômicos de suas nações. No entanto, trata-se de núcleos urbanos que apresentam alguns problemas: níveis de tráfego desproporcionais, dificuldades no transporte, altos níveis de estresse entre os habitantes, grandes áreas suburbanas de população marginal e alta taxa de poluição.
A maioria das grandes cidades tem crescido de forma caótica e sem nenhum tipo de planejamento. Para que esse fenômeno não traga males maiores, os urbanistas propõem uma série de medidas: melhora do transporte público e sua conectividade, envolvimento e participação dos cidadãos no planejamento urbano, planos metropolitanos específicos, melhora na gestão de serviços, etc.
Sem uma organização correta, uma megacidade se torna um espaço que proporciona baixa qualidade de vida aos seus habitantes.
Ao falar de Buenos Aires se utiliza o termo Grande Buenos Aires, pois se trata de uma aglomeração urbana formada por uma conurbação de diferentes áreas.
Do ponto de vista estritamente urbanístico não é correto falar da Capital e da Grande Buenos Aires como se fossem áreas separadas. Entretanto, entre os argentinos fazem a distinção entre o conurbano de Buenos Aires ou Grande Buenos Aires, formada por 24 áreas ou distritos e, por outro lado, a cidade autônoma de Buenos Aires.
Imagem: Fotolia. Adrian Hillman
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jan., 2018). Conceito de Conurbação. Em https://conceitos.com/conurbacao/. São Paulo, Brasil.