O termo contubérnio vem do latim contubernium e significa aliança ou pacto com algum propósito ilegítimo. Assim, quando se afirma que há contubérnio contra alguém significa que algumas pessoas se aliaram para prejudicar outra. Deve-se ressaltar que não se trata de uma aliança no bom sentido do termo, mas sim com um propósito claramente negativo.
A palavra contubérnio é utilizada normalmente no sentido depreciativo, pois dá a entender que há algum tipo de conspiração ou complô contra uma pessoa, instituição ou nação. Pode-se considerar que contubérnio é um cultismo, uma vez que na linguagem cotidiana há sinônimos que expressam a mesma ideia e são empregados com mais frequência, como mostram as palavras complô, conchavo, conspiração, maquinação, confabulação, entre outras.
Na história da Espanha o termo franquismo se refere ao período na qual o ditador Francisco Franco esteve no poder após a Guerra Civil Espanhola. Este período abrange desde 1939 até o falecimento do ditador no ano de 1975.
Ao mesmo tempo, o regime político instaurado na Espanha durante esse período é conhecido como franquismo.
Assim, para manipular a opinião pública e distrair a atenção dos problemas reais, o regime franquista “inventou” uma série de inimigos que queriam destruir o país. Estes inimigos eram os judeus e os maçons e para comunicar que estes grupos conspiravam contra a Espanha, surgiu um termo impactante: o contubérnio judaico-maçônico. Após isso surgiu outro grupo ameaçador: os comunistas.
Desta maneira, os responsáveis do regime franquista podiam atribuir qualquer problema real à conspiração permanente dos judeus, maçons ou comunistas. O assunto contubérnio durante o franquismo continua sendo motivo de debate na atualidade, com isso há basicamente duas versões:
1) trata-se de uma invenção ou de um exagero do regime para manipular a informação;
2) na realidade houve certa conspiração de alguns setores contrários à ditadura.
Independentemente das interpretações históricas sobre o contubérnio, há um dado histórico indiscutível: Francisco Franco tinha obsessão pessoal contra os maçons, estes que eram considerados os maiores inimigos da Espanha, inclusive mais do que os próprios comunistas.
Imagem: Fotolia – snegiri
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (out., 2016). Conceito de Contubérnio. Em https://conceitos.com/contubernio/. São Paulo, Brasil.