Conceito de Companheirismo

Renata González | Agosto 2023
Professora de Psicologia

O companheirismo refere-se a uma atitude de amistosa marcada por atos de ajuda-mútua e solidariedade com aqueles com quem se compartilha um vínculo, ou seja, com aqueles indivíduos com quem existe um relacionamento dentro de um núcleo, grupo, equipe ou comunidade. Estes podem ser companheiros de escola/estudo, trabalho, de atividades ou hobbies, amorosos, tendo um comum o compartilhamento de um propósito. O companheirismo é uma virtude muito importante nas relações interpessoais e favorece o grupo como um todo, permitindo o progresso, a eficiência e/ou a unidade. Por exemplo: “A equipe venceu o torneio porque treinou de forma disciplinada e constante, mas principalmente pela camaradagem que circula entre seus integrantes”.

Bons e maus companheiros

CompanheirismoBons companheiros estão sempre dispostos a ajudar os outros, ouvem as diferentes vozes em um assunto, buscam soluções que favoreçam a maioria e fazem o possível para se darem bem, criando um clima agradável.

São aquelas pessoas com quem se gosta de dividir o espaço de trabalho. Por exemplo: “O melhor do meu trabalho são meus colegas, nos damos muito bem e procuramos trabalhar em equipe para alcançar objetivos comuns.”

Ao contrário, os maus companheiros são egoístas e/ou competitivos, não pensam nos sentimentos dos outros, tem a mente fechada e tornam o ambiente hostil e desconfortável, o que produz rejeição. Eles também não se importam se prejudicam os outros para ganhar vantagem ou avançar na classificação.

Esses indivíduos fazem do trabalho um lugar do qual queremos fugir. Por exemplo: “Amo minha profissão, mas no meu trabalho atual meus companheiros são muito conflituosos e isso me causa angústia”.

Benefícios de ser um bom companheiro

A convivência faz bem ao próximo e a si mesmo, pois o vínculo é carregado de positividade (compreensão, escuta, respeito, gentileza, solidariedade), o que resulta em maior chance de atingir objetivos pessoais e comuns a todos. Se estamos satisfeitos com nosso ambiente, trabalhamos melhor, mais rápido e com melhores resultados.

Por exemplo: “Ulysses tem um desempenho muito melhor em suas tarefas administrativas desde que começou em um novo local de trabalho, onde reina o companheirismo.”

Embora o companheirismo seja bem valorizado em algumas áreas de trabalho, outros preferem estimular a competição. O companheirismo, assim como a concorrência, podem ser duas estratégias diferentes, para o mesmo objetivo: alcançar maior produtividade dos funcionários, seja por meio de muito apoio, seja por meio da competitividade.

Companheirismo em sala de aula

Um dos primeiros ambientes onde o espírito de companheirismo é estimulado é o ambiente escolar. Em outras palavras, na escola não se aprende apenas português e matemática, mas também como devemos tratar os outros e quais as regras para uma boa convivência.

O desenvolvimento desta habilidade social é de suma importância para o mundo adulto tanto quanto outras aptidões e conhecimentos compartilhados.

A escola deve promover o estabelecimento de diferentes formas de relacionamento entre os alunos, respeitando as diferenças em suas personalidades, para que o grupo conviva de forma harmoniosa. Quanto maiores os laços de companheirismo de um grupo menores as chances de um aluno dentro dele sofrer bullying assim como se um dos membros do grupo sofrer algum tipo de agressão por alguém externo este se unira em defesa de seu companheiro.

As noções de cuidado e respeito devem ser transmitidas por todos os envolvidos na comunidade escolar, isto é, professores, administradores e pais.

Companheirismo nos relacionamentos amorosos

Nos relacionamentos amorosos onde há companheirismo, é mais provável que o relacionamento se torne um relacionamento forte, saudável e duradouro. Uma relação saudável não apresenta nenhum tipo de violência (física, psicológica, patrimonial, sexual, etc.), mas sim respeito e a ajuda-mútua, favorecendo o bem-estar e fortalece os vínculos.

Existem diversas formas de se exercer o companheirismo em uma relação, como apoiar o outro em seus projetos pessoais, cuidar do parceiro quando está doente, dividir os afazeres domésticos de forma igualitária, validar emoções e formas diferentes de pensar, entre muitos outros exemplos.

Nesse sentido, muitos casais optam por chamar seu parceiro de “companheiro” para enfatizar a relação de parceria que os une.

Artigo de: Renata González. Professora de Psicologia

Referencia autoral (APA): González, R.. (Agosto 2023). Conceito de Companheirismo. Editora Conceitos. Em https://conceitos.com/companheirismo/. São Paulo, Brasil.

  • Compartilhar
Copyright © 2010 - 2024. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre