Algumas pessoas possuem certas partes do corpo que ao serem tocadas levemente provocam uma sensação estranha, como uma mistura de desconforto e prazer. Este sentimento é chamado de cócegas. Seu efeito produz uma agitação física que pode causar o riso espontâneo.
Pode-se imaginar que todas as cócegas são iguais. No entanto, existem dois tipos: a knismesis e a gargalesis. As primeiras são aquelas em que o indivíduo sente cócegas através de um contacto suave (por exemplo, através de uma caneta) que ativa uma agitação física. Já as segundas são mais intensas e muitas vezes vêm acompanhadas de uma gargalhada incontrolável.
1) nem todas as pessoas reagem da mesma maneira;
2) existem partes do corpo mais sensíveis que as outras (por exemplo, os pés, a barriga e a nuca);
3) a reação física depende do estado de ânimo do indivíduo;
4) quando alguém faz cócegas em si mesmo não produz a mesma reação.
De acordo com algumas pesquisas, o motivo pelo qual ocorre é simples: o estímulo físico gera a ativação de circuitos neurais específicos que normalmente são ativados quando o indivíduo está de bom humor. Estudos realizados manifestam que as cócegas liberam dopamina, um tipo de neurotransmissor associado ao prazer.
Durante séculos, acreditava-se que o riso e as cócegas eram duas características genuínas da espécie humana. Nos últimos anos, foi demonstrado que isso não é bem assim. Na verdade, algumas espécies animais também sentem cócegas, como os ratos, algumas aves e determinados primatas.
O sentimento amoroso tem uma semelhança com as cócegas, pois em ambos os casos o indivíduo sente prazer e desconforto ao mesmo tempo. Não é de se surpreender, portanto, falar de amor como se fossem umas cócegas. Nota-se, aliás, que o amor e as cócegas possuem um importante papel na dopamina (este neurotransmissor também desempenha um papel importante em certos vícios).
As cócegas fazem parte das relações humanas. Pode-se dizer que servem para colocar em prática um mecanismo de prazer. Devido a isso, muitos casais recorrem às cócegas como parte de um jogo erótico.
Imagem: Fotolia. Monkey Business
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (mar., 2017). Conceito de Cócegas. Em https://conceitos.com/cocegas/. São Paulo, Brasil.