O termo a ser analisado discute a origem da vida com uma abordagem experiente. Esta é uma proposta teórica feita pelo bioquímico russo Aleksander Oparin, em 1930. De acordo com o seu modelo explicativo, as moléculas orgânicas foram organizadas originalmente de maneira espontânea e formaram os sistemas com certa individualidade. Ao mesmo tempo, estas moléculas puderam trocar matéria e energia com o ambiente. Este modelo explicativo que pode ter sido a origem da vida recebeu o nome de coacervado.
De acordo com Oparin, a vida poderia ter surgido por causa de duas condições que ocorreram em nosso planeta. Em primeiro lugar, pelo surgimento espontâneo de alguns componentes simples de carbono como proteínas, hidratos de carbono, lipídios e ácidos nucleicos ou então pelo aparecimento das unidades que os formam como glicose ou aminoácidos. Por outro lado, Oparin argumentou que não havia a presença das fontes de energia, como as radiações solares, ultravioletas, infravermelhos ou então erupções vulcânicas, como as fontes de energia precedidas da atmosfera ou do interior da Terra.
As fontes de energia e os componentes de carbono foram a base biológica para a formação dos oceanos primitivos, dos quais apresentavam um massa viscosa e densa, com uma densidade maior do que a água. Oparin denominou esta massa como “sopa primitiva” ou “caldo primordial”.
A interação de diversas fontes de energia criou a energia necessária para que os diferentes componentes pudessem se unir de determinada maneira.
1) os ácidos nucleicos no centro;
2) estes ácidos foram rodeados pelas proteínas;
3) Os lipídios rodearam todo o complexo configurado. Desta maneira, foram criadas as protomembranas, ou seja, as primeiras substâncias essenciais para a vida. Estes passos são o que definem a teoria do coacervado. Portanto, o coacervado é uma célula primitiva ou protocélula formada por um agregado de moléculas. Em outras palavras, o surgimento destas células primitivas foi, segundo a teoria de Oparin, o primeiro passo evolutivo que levou ao desenvolvimento e a evolução das mais variadas formas de vida.
A proposta de Oparin era nada mais do que um modelo teórico. No entanto, dois cientistas norte-americanos (Stanley Miller e Harold Urey) recriaram no laboratório as condições propostas por Oparin e obtiveram estruturas semelhantes aos coacervados.
Enfim, a teoria dos coacervados é uma proposta que explica um dos enigmas da ciência: a origem da vida.
Imagem: Fotolia. Login
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (abr., 2017). Conceito de Coacervado. Em https://conceitos.com/coacervado/. São Paulo, Brasil.