Conceito de Virulência

VirulenciaFazer bom uso da linguagem nos discursos é muito importante para poder utilizar bem cada palavra. Entretanto, geralmente se estabelece muita confusão com os termos. Por exemplo, às vezes, utiliza-se a palavra virulência como sinônimo de violento, quando na realidade não é assim.

O termo virulência, utilizado de forma adequada, é um adjetivo que pode ser aplicado em alguns casos específicos, como por exemplo, pode servir para explicar que um vírus de gripe está atuando com muita virulência. Entretanto, neste caso, o correto seria utilizar o conceito da palavra violência.

O termo violência se refere ao comportamento humano que representa certa agressividade, por exemplo, um soco é um gesto violento. A violência não precisa ser apenas física, ela pode ser também verbal como os insultos, gritos, xingamentos ou palavras que menosprezam o próximo.

Da mesma forma, o conceito violência também pode ser aplicado em outros contextos, por exemplo, os fenômenos naturais também podem ser violentos em função de sua intensidade e dos prejuízos que causam ao homem. Assim acontece no caso de um terremoto, de uma enchente ou de um furacão. Neste caso, não se deve aplicar o conceito de virulento.

O termo virulência se refere à área da saúde, em doenças contagiosas que causam grande impacto nos seres humanos. Portanto, é um adjetivo que pode ser aplicado no plano da saúde para definir a intensidade de uma doença. A partir de outro ponto de vista, o conceito virulência também pode se referir a um discurso falado ou escrito que possui uma descarga de intensidade que não causa indiferença no interlocutor.

Estabelecer a diferença clara entre o conceito de violência e virulência é o primeiro passo para saber usar a palavra corretamente e integrá-la no melhor contexto. No ano de 2010, a Fundação do Espanhol Urgente (Fundéu) esclareceu através de uma nota de imprensa a diferença entre os conceitos virulência e violência com o objetivo de defender o uso correto nos meios de comunicação.

Os conceitos de violência e virulência apresentam semelhanças por causa de sua intensidade. Entretanto, descrevem realidades bem diferentes como foram explicadas neste artigo.

Referencia autoral

Publicado em ago., 2014. Pela equipe Editorial de Conceitos. Disponível em https://conceitos.com/virulencia/. São Paulo, Brasil.

Copyright © 2010 - 2022. Conceitos - Informação de Privacidade - Sobre - Contato