No campo da física, alguns processos químicos ou físicos absorvem ou emitem calor. Estes processos são mensuráveis e a área que trata da sua medição é a calorimetria.
A temperatura é uma propriedade e com ela determina o equilíbrio térmico entre dois sistemas diferenciados. O fluxo de energia que se transfere entre dois sistemas é chamado de calor. Em outras palavras, o calor é a energia transferida entre dois sistemas ou corpos que se encontram em temperaturas diferentes. Este fluxo ocorre sempre a partir do corpo de temperatura maior até o corpo de menor temperatura.
O calor pode ser transferido de várias formas: através da radiação, condução ou convecção. Na maioria dos processos reais, todos estes fenômenos se encontram presentes em maior ou menor grau.
A capacidade calorífica de um corpo expressa a relação entre a quantidade de calor fornecido e seu correspondente aumento de temperatura. Para expressar este parâmetro podem ser utilizadas diferentes unidades: joules para medir o calor e graus kelvin para medir a temperatura, em calorias e graus Celsius ou então na unidade térmica britânica (BTU) e em graus Fahrenheit.
Por outro lado, o calor específico de um corpo expressa a relação entre a capacidade calorífica do material e a massa desse corpo. As unidades utilizadas para indicar o calor específico são expressas em joules, quilogramas e graus kelvin.
Se tomarmos como referência o calor específico da água, sua formulação é a seguinte: 1 caloria / gramo x grau centigrado.
O conceito calor sensível se refere à quantidade de calor adicionado ou eliminado que provoca uma mudança de temperatura.
Em compensação, o conceito calor latente se refere à mudança de estado que ocorre em um corpo (por exemplo, quando a água passa de estado líquido para o gasoso ocorre uma mudança de estado, mas não de temperatura).
O calorímetro possui um dispositivo para medir a temperatura de um corpo, assim como uma parede que impede a transferência de calor em outras direções. Este aparelho indica a temperatura em situação de equilíbrio entre duas substâncias com diferentes temperaturas.
Logicamente, o calorímetro é usado para a medição do poder calorífico em circunstâncias diferenciadas: no setor alimentício para avaliar a qualidade de um produto, em estudos termodinâmicos de resíduos combustíveis ou para conhecer o equilíbrio energético em estudos ecológicos.
Imagem: Fotolia. Morphart
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (abr., 2018). Conceito de Calorimetria. Em https://conceitos.com/calorimetria/. São Paulo, Brasil.