A buzina é conhecida como uma ferramenta que produz um alerta ou um aviso sobre seu destinatário. Geralmente, ela é utilizada como um elemento muito importante e que jamais pode faltar tanto no planejamento como na fabricação de um automóvel, pois é precisamente através dela que o motorista de um veículo pode advertir ao outro ou a um pedestre, conforme o caso, sobre diferentes questões, como pedir passagem ou para indicar que ele cometeu alguma imprudência e que isso poderia provocar uma batida entre ambos. E no caso dos pedestres, onde o motorista já os adverte de longe para não atravessar a rua.
A buzina é composta por uma pera de borracha e um trompete que apresentam-se unidos, seu mecanismo de ação é fácil de ser utilizado. Ao pressionar a pera, o ar sai pelo trompete causando o som característico da buzina. Embora os benefícios da tecnologia fizessem com que esse instrumento fosse acionado pela energia elétrica.
E quando se fala de buzina, inevitavelmente surge a discussão e a polêmica pelo seu uso indiscriminado e sem pensar no próximo, onde muitos motoristas de carros, ônibus, trens e metrôs realizam, e que é um dos grandes problemas que integra a contaminação sonora e que tanto preocupa aqueles que lutam para diminuir esse tipo de contaminação nas cidades.
Porque claro, a buzina é uma das grandes preocupações e presenças nas metrópoles, e como tal, é que nos últimos anos, em muitas partes do mundo, seu uso é controlado e classificado como um delito em muitas legislações comuns.
O congresso estabelece que só será permitida a execução de toques curtos e repetidos em caso de prevenir um acidente, como antes mencionamos, para mostrar presença a quem está na pista, para indicar preferência e ultrapassagem.
E embora não esteja estabelecido em nenhum lugar, porém espontâneo, é muito comum escutar buzinas quando em um acontecimento esportivo se festeja o gol de uma equipe ou a conquista de um campeonato.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (abr., 2014). Conceito de Buzina. Em https://conceitos.com/buzina/. São Paulo, Brasil.